Autarca de Aljezur faz agradecimento público à população no rescaldo do incêndio em Odeceixe

ouvir notícia

Ao fim de uma semana de combate “intenso e persistente”, foi extinto o incêndio que deflagrou em São Miguel, na freguesia de São Teotónio e que se propagou ao município de Aljezur, com forte impacto na freguesia de Odeceixe, em que ardeu uma área estimada de aproximadamente 2000 hectares, avança o presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves.

“Apesar da permanência no terreno de meios afetos à vigilância e consolidação do perímetro do incêndio, as preocupações do município centram-se no urgente apoio às populações, à alimentação animal e à atividade económica e para o planeamento de ações necessárias da fase de recuperação do ciclo das emergências em proteção civil”, pode ler-se no comunicado assinado pelo autarca.

O presidente da Câmara Municipal de Aljezur, em articulação com os presidentes dos municípios de Odemira e de Monchique já realizaram “diversas reuniões com membros do Governo, nomeadamente com as senhoras ministras da Agricultura e da Coesão Territorial, o senhor secretário de Estado do Turismo, estando previstas novos contactos com governantes e organismos de âmbito nacional e regional para que, em conjunto, sejam encontradas soluções e mecanismos financeiros de apoio para a recuperação da atividade económica e do bem estar das populações”, avança José Gonçalves.

- Publicidade -

“De enaltecer a articulação de esforços realizada por todas as forças de socorro e de segurança, autarquias locais, entidades publicas, entidades e empresas privadas e população anónima que permitiu a proteção de pessoas e bens, a sustentação logística do combate ao incêndio e o acolhimento das famílias deslocadas”, destaca.

O presidente da Câmara Municipal de Aljezur, como entidade municipal de proteção civil, “agradece a todas as bombeiras e bombeiros, aos sapadores florestais, ao dispositivo da Guarda Nacional Republicana, aos restantes combatentes e agentes de proteção civil e entidades colaborantes presentes no teatro de operações, à ANEPC, aos autarcas e trabalhadores do município e das freguesias, ao Clube de Caça e Pesca do concelho de Aljezur, aos proprietários que disponibilizaram máquinas de rasto, tratores e outro equipamento e a todas as entidades, empresas e particulares anónimos que colaboraram na entrega e confeção de alimentos na AHBV Aljezur e na cantina da EBI/JI Prof. Piedade Matoso”, prossegue a nota.

José Gonçalves adianta ainda que o município de Aljezur “tem constituída uma equipa que iniciou na sexta-feira a sua missão de percorrer o território afetado pelo incêndio e realizar um levantamento preliminar das perdas e necessidades da população afetada”.

“A paisagem afetada entristece-nos, os danos patrimoniais são uma realidade, mas juntos vamos ultrapassar mais esta adversidade”, conclui.

Dúvidas ou reporte de situações podem ser endereçadas para o e-mail [email protected].

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.