Bairro da Caixa esteve 34 anos sem obras de conservação

ouvir notícia

.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai iniciar, na próxima semana, as obras de reabilitação do Bairro Social do Farol, também conhecido por Bairro da Caixa, em Vila Real de Santo António. O investimento ascende a 635 mil euros e a intervenção está prevista ser concluída antes de março de 2015.

O Bairro da Caixa foi construído entre 1977 e 1980, pelo extinto Fundo de Fomento da Habitação, e é composto por 18 edifícios e 92 habitações. Em 1984, foram ainda criados espaços para equipamentos nos pisos térreos que hoje são propriedade da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

“Trata-se do bairro do IHRU que apresenta o pior estado de conservação”, admite o próprio instituto da habitação…

- Publicidade -

(Notícia completa na última edição do JA – dia 4 de setembro)

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Eu vivi grande parte da minha vida neste bairro, o bairro fundo fomento de habitação! !! Foi neste bairro que eu cresci, brinquei muito na infância e vivi toda a adolescência. O nosso bairro era tão especial…..tinhamos um jardim maravilhoso no centr onde passavamos muito do nosso tempo, tinhamos um parque infantil enorme com tantos baloiços para brincar, tinhamos todo o espaço do mundo para brincar “na rua”com os vizinhos (que eram os nossos amigos).Recordo-me que todas as tardes eram passadas na rua com os amigos e os nossos pais não se tinham que se preocupar, bastava aproximarem-se da janela da frente da casa e podiamos ver-nos lá fora!
    Foram tempos muitos felizes….brincavamos às escondidas, ao policia e ao ladrão, ao elástico, à corda, tanta brincadeira boa e saudável. ..e quando ouviamos a voz do nosso pai ou mãe à janela, já sabiamos que era hora de subir os degraus para casa!!!!!
    Agora que já passou tanto tempo percebo que sortudos fomos em crescer neste ambiente, o bairro era tão bonito, as casinhas bonitas estavam agrupadas em dois duas meias luas e no centro havia este espaço onde os residentes estacionam os carros, todo o resto era das crianças! !!!
    É uma pena ver o bairro agora. …já não existe o parte infantil, não é mais que um areal abandonado onde vai parar toda a lixeira, as casas estão velhas, deteoradas, sem tinta, as telhas estão velhas…..o jardim permanece, mas já não é o mesmo….sendo honesta, olhando para o bairro agora o aspecto experior é tão mau, que se eu não conhecesse não entraria com medo que alguma coisas acontecesse! !! E este é o aspecto pior da situação, o visual degradado do bairro não vai ao encontro das pessoas que lá vivem, são optimas pessoas, conheço-as todas desde pequena, são pessoas honestas que trabalham arduamente para terem a sua vidinha e cuidar da sua casinha, infelizmente os residentes só podem cuidar das suas casas por dentro e já gastaram muito dinheiro para terem a casinha funcional, mais bonota e confortável, é um contraste gigante o interior das casas do bairro e o interior dos habitantes e seu exterior!!!!!
    Toda a magia do bairro desapareceu….está abandonado…..mas não pelas pessoas que viveram lá toda a sua vida e não querem perder o seu lar…..
    Fico muito feliz por ver que alguma iniciativa começa a ter vida, mas com tantas promessas que já houve no passado para cuidar do bairro, só quando começar a ver as coisas a andar é que acredito!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.