Baixo Guadiana convida a redescobrir a rota das amendoeiras em flor

ouvir notícia

.

A Associação Odiana, através sua rede de 19 percursos pedestres implementados nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, recomenda a visita ao território e a realização do percurso Caminho da Amendoeira. O pano de fundo é a floração da amendoeira algarvia em tons brancos e rosa

.

No mês de janeiro, a paisagem do Baixo Guadiana reveste-se de amendoeiras em flor, uma excelente oportunidade para descobrir os trilhos do território, praticar desporto, estar em contacto com a natureza ou passear tranquilamente pelo denominado Caminho das Amendoeiras.

- Publicidade -

O Baixo Guadiana oferece uma rede de 135 quilómetros de percursos pedestres, devidamente traçados e sinalizados, que permite ao visitante conhecer toda a riqueza que a região oferece. São dezanove percursos que redescobrem o património, a paisagem e as tradições de uma região que mantém valiosos testemunhos da sua história.

O Caminho da Amendoeira é um percurso pedestre de pequena rota, circular, com uma distância aproximada de 11 quilómetros. O seu traçado permite visitar as localidades de Cruz de Alta Mora, Soalheira, Caldeirão, Pernadeira, Funchosa de Baixo e Funchosa de Cima, no concelho de Castro Marim. A realização do percurso entre janeiro e fevereiro permite assistir ao magnífico espetáculo das amendoeiras em flor. Sendo um circuito fechado, pode ser iniciado em qualquer ponto por onde passa e ser percorrido em ambos os sentidos.

A amendoeira expandiu-se em grande número por todo o Algarve durante a ocupação árabe e é muito conhecida pela sua beleza em época de floração. Entre as árvores locais, a amendoeira é a primeira a desabrochar (entre janeiro e fevereiro). As suas flores são brancas, porém a variedade amarga produz flores de tom rosado.

Associada à amendoeira surge a mais bela lenda do Algarve, a lenda das amendoeiras em flor que envolve uma princesa nórdica. “Casada com o rei da Moirama, não conseguia ser feliz. O rei, preocupado com a melancolia da sua princesa descobriu que o mal residia na saudade da neve branca do seu país. Assim, mandou plantar à volta do castelo, até onde a vista alcançasse, amendoeiras que anos passados floriram. O manto branco que então cobriu os campos devolveu à princesa a felicidade. E todos os anos, nos meses de janeiro e fevereiro, se repete a magia, fazendo do Algarve uma região verdadeiramente encantada”.

Coletividade de Alta Mora organiza passeios

No próximo dia 29, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora organiza a quarta edição do seu passeio TT (todo o terreno) destinado a “jipes”. A prova decorre ao longo do dia, por trilhos e caminhos da Cumeada de Alta Mora, com um piscar de olhos para a paisagem da serra e o encanto das amendoeiras em flor.

No dia 5 de fevereiro, a mesma associação vai realizar a sétima edição do passeio pedestre das Amendoeiras em Flor, que possibilitará aos amantes do pedestrianismo e da natureza a observação das amendoeiras em flor, enquanto praticam actividade física. O percurso irá contemplar as principais áreas de amendoal da Cumeada de Alta Mora e a passagem por algumas povoações locais e encostas da Ribeira do Beliche.

As inscrições podem ser efectuadas por telefone (965284657) ou por e-mail ([email protected]) indicando o nome completo, número de BI e data de nascimento. O valor da inscrição é de 25 euros para o passeio TT e de 8 euros para o passeio pedestre.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.