O Balcão Único do município de Olhão atendeu, durante o ano de 2023, 13.636 pessoas. Destes atendimentos, 3.315 foram relativos a matérias tratadas no Espaço Cidadão, avançou a autarquia esta semana.
É ali onde os olhanenses se podem dirigir para renovarem ou alterarem a morada do seu cartão de cidadão, ativar a chave móvel digital, revalidar a carta de condução ou registar um alojamento local.
Entre os restantes serviços camarários disponíveis, os mais procurados foram os relativos a Urbanismo e Ação Social, com 4.061 e 1.937 atendimentos, respetivamente. Outros dos assuntos mais requisitados foram os relacionados com Ambiente e Saúde Pública, Direitos e Cidadania, Desporto e Juventude, Espaços Públicos e Publicidade e Balcão do Empreendedor.
Quase a completar 12 anos de existência, o Balcão Único do município de Olhão surgiu “com o objetivo de facilitar a vida aos munícipes, que antes tinham de se deslocar a vários serviços municipais para tratar de diferentes assuntos, reunindo-se todo o atendimento num único espaço. Essa intenção foi plenamente conseguida”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina.