Banhos Islâmicos arrecadam Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

É mais uma distinção para os únicos banhos islâmicos até ao momento identificados em território nacional

ouvir notícia

A musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé recebeu esta terça-feira o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Melhor intervenção inferior a 1.000 m2”, comunicou a autarquia.

Criado pela Vida Imobiliária e com organização da Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa que tem o alto patrocínio do Presidente da República e que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade. A organização procura “avaliar o contributo dos projetos urbanísticos para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, assim como a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano”, pode ler-se em comunicado. Também o setor do turismo assume um grande relevo na reabilitação do centro das cidades, atraindo novos públicos e mais consumo.

Da autoria do arquiteto Vítor Mestre, especialista em reabilitação do património arquitetónico, a intervenção levada a cabo nos Banhos Islâmicos de Loulé “foi um trabalho de valorização patrimonial e turístico em pleno centro histórico da cidade, no Largo D. Pedro I”. Trata-se de um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século xv como habitação. Deste modo, esta intervenção pretendeu igualmente “valorizar os vestígios arqueológicos da casa nobre do final do século xv e da muralha medieval e moderna”.

- Publicidade -

A musealização dos Banhos Islâmicos constituiu “uma intervenção de grande relevância no âmbito daquela que tem sido a política de valorização do património cultural e permitiu alavancar o dinamismo turístico, económico e social que tem marcado a zona histórica de Loulé nos últimos anos”.

Refira-se que esta é mais distinção para os Banhos Islâmicos que, na passada semana, receberam prémio de “Projeto de Museografia” e o prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural”, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.