Bloco de partos do Hospital de Portimão encerrado no Ano Novo

O bloco de partos do Hospital de Faro estará ao serviço

ouvir notícia

O bloco de partos do Hospital de Portimão encontra-se encerrado no âmbito do plano da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo informação divulgada pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) durante esta semana, aquela unidade encerrou portas na terça-feira às 21:00, devido à ausência de pediatras, e só voltará a reabrir no dia 2 de janeiro de 2023.

O encerramento de alguns blocos de parto do país consta do plano “Nascer em segurança no SNS” da direção executiva para o funcionamento das maternidades em Portugal continental na quadra festiva do Ano Novo.

- Publicidade -

A funcionarem sem interrupção estarão 33 maternidades – 13 no Norte, sete no Centro, 10 em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Algarve (Faro).

Segundo uma nota da direção executiva divulgada na segunda-feira, vão ainda estar abertos 221 centros de saúde no sábado e 180 no domingo, dia de Ano Novo como já tinha acontecido no fim de semana do Natal.

Os horários de funcionamento dos centros de saúde podem ser consultados no portal do SNS, refere a entidade, apelando ao utentes para procurarem a resposta mais próxima nos cuidados de saúde primários e não irem diretamente às urgências.

Relativamente ao plano “Nascer em segurança no SNS”, a direção executiva do SNS refere que na primeira fase do plano, que decorreu no período do Natal, estiveram a funcionar ininterruptamente 29 blocos de parto, “tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde”.

Neste período, não se verificaram irregularidades e nasceram 366 bebés no Serviço Nacional de Saúde, salienta.

A direção executiva adianta que irá avaliar os resultados da organização da rede de obstetrícia feita para o Natal e Ano Novo para efeitos de “decisões seguintes”, nomeadamente “o funcionamento desta rede de referenciação no primeiro trimestre de 2023”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.