Bomba H. Porque é tão temida, quem a tem e outras ameaças

ouvir notícia

.

O acesso da Coreia do Norte à bomba de hidrogénio cria novas ameaças à paz no Sueste Asiático mas não representa um salto tecnológico significativo, já que os Estados Unidos e a ex-União Soviética possuem este tipo de ogivas, respetivamente desde 1952 e 1953. Enquanto as bombas atómicas lançadas em agosto de 1945 pelos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki se baseavam em reações de fissão de elementos radioativos (respetivamente urânio e plutónio), a bomba H baseia-se numa reação de fusão de isótopos do hidrogénio, libertando quase mil vezes mais energia, logo com muito maior poder destruidor.

A construção da bomba H nos EUA criou a primeira cisão nos físicos nucleares americanos, com algumas das grandes figuras do Projecto Manhattan (que levou à produção das bombas de Hiroshima e Nagasaki), como Robert Oppenheimer e Leo Szilard a oporem-se ao desenvolvimento do projeto por razões éticas, tendo sido substituídos na liderança do empreendimento pelo cientista da linha dura Edward Teller. Oppenheimer foi inclusivamente perseguido durante a Caça às Bruxas e o Macartismo, acusado de ser simpatizante soviético, só sendo reabilitado poucos anos antes da sua morte pelo Presidente Johnson, em 1964.

A ameaça nuclear norte-coreana existia já antes do acesso à bomba H, uma vez que possui foguetes que se admite terem capacidade para atingir alvos a mais de 1000 quilómetros, o que incluiria Filipinas, Japão, Vietname, Índia, Indonésia, etc. Os norte-coreanos testam mísseis balísticos e ogivas nucleares desde 2006. Contudo a principal ameaça sobre a capital sul-coreana, Seul, reside na curta distância a que está da fronteira: 40 quilómetros, ou seja ao alcance da artilharia convencional. Simbolicamente, nas colinas à volta da capital sul-coreana foram musealizadas linhas de trincheiras e fortins do tempo da Guerra da Coreia (1950-53, que consagrou a divisão da península coreana em dois estados hostis).

- Publicidade -

Rui Cardoso (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.