Bruxelas vai regular as agências de rating

ouvir notícia

O presidente da Comissão Europeia garantiu que serão apresentadas propostas legislativas sobre as agências de rating já no outono.

«As agências de rating refletem muitas vezes exageradamente tendências de mercado», diz Durão Barroso.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou ontem, em entrevista à RTP, que Bruxelas vai regular as agências de ‘rating’ e que no outono serão apresentadas propostas legislativas concretas.

- Publicidade -

“Vamos regular as agências de notação. No outono, viremos com propostas legislativas concretas. Estamos a concluir a análise de impacto”, afirmou o presidente da Comissão Europeia.

Na entrevista, Durão Barroso adianta que em 2008 Bruxelas “consultou os Estados-membros” sobre a “hipótese de regular de maneira mais efetiva” as agências de notação financeira, o que foi rejeitado, uma vez que poderia ser considerado “um ataque aos mercados”.

O presidente do Executivo comunitário considerou ainda que as agências de ‘rating’ “são atores de mercado que muitas vezes refletem exageradamente tendências de mercado”, o que pode levar a ter “efeitos negativos”.

Crise da zona euro “sem precedentes”

Sobre a eventualidade de a crise se estender a países como a Itália – que hoje registou uma subida dos juros da dívida – ou Espanha, o presidente da Comissão Europeia afirmou: “Já se sabia disso há algum tempo. Não é uma surpresa total”.

Salientando que a crise que assola os países da moeda única é “sem precedentes”, Durão Barroso defendeu que o esforço feito pela União Europeia em ajudar os Estados em dificuldades, dando o exemplo do fundo de resgate ou o fundo europeu de flexibilização financeira.

Sobre a necessidade de consenso entre os membros da União Europeia, Durão Barroso admitiu que gostaria que a resposta fosse “mais ágil”.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.