Câmara de Silves aprova proposta da CDU para “salvar” espólio do Museu da Cortiça

ouvir notícia

.

A Câmara de Silves aprovou por unanimidade, na semana passada, uma proposta da vereadora da CDU, Rosa Palma, que propõe ao executivo social-democrata que assegure verbas para adquirir o espólio cultural do Museu da Cortiça de Silves, “no mais breve prazo possível”.

“Deixando para outro momento e local a análise das causas e responsabilidades, a CDU tenta evitar que aquele valioso património cultural se perca, no todo ou em, fragmentos”, adianta Rosa Palma, frisando que “é urgente salvar a maquinaria e vários objetos ligados à transformação da cortiça, com valor histórico e cultural”.

A vereadora da CDU considera mesmo que seria “criminoso” não salvaguardar “o maior arquivo documental do mundo sobre a história da indústria da cortiça”, tal como seria “imperdoável” não preservar o espólio daquele que, em 2011, foi considerado o melhor museu industrial europeu.

- Publicidade -

Museu abandonado desde maio de 2010

O Museu da Cortiça em Silves está encerrado desde maio de 2010, devido aos problemas económicos e financeiros da empresa que geria a Fábrica do Inglês.

“Com o seu encerramento, ficou posta em causa a preservação do vasto espólio cultural deste museu” – que antes de fechar as portas registava uma média de 90 mil visitantes anuais – “bem como a sua fruição pela população do concelho de Silves e pelos turistas que visitam anualmente a cidade de Silves”, lê-se na proposta da CDU que foi aprovada por unanimidade na última reunião camarária.

A vereadora Rosa Palma recorda que, em maio de 2013, foi declarada a insolvência da Fábrica do Inglês. Já no passado dia 9 de julho, foi determinada a liquidação dos bens pertencentes à proprietária do Museu da Cortiça de Silves, pelo que a CDU considera que “existe um sério e grave risco de dissipação, desmembramento e fragmentação” do espólio cultural do Museu de Silves.

Nesse sentido, a CDU propõe que o executivo do PSD da Câmara de Silves garanta a existência de fundos financeiros disponíveis para que “o município possua os recursos financeiros necessários para adquirir o espólio cultural do museu”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

4 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.