Campanha de esterilização de gatos foi um sucesso

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Olhão promoveu recentemente a esterilização de 148 felinos, dos quais 106 fêmeas e 42 machos. Tratou-se de uma campanha de combate aos animais errantes existentes no concelho, que contou com o apoio de vários organismos de defesa dos animais e dos veterinários privados da cidade.

“Se tivermos em conta que, em média, cada fêmea poderia ter, pelo menos, uma ninhada de quatro gatos, poderemos deduzir que serão menos 424 novos gatos errantes, com todas as consequências que lhe são inerentes”, explica o veterinário municipal de Olhão, Pedro Rego.

Tendo em conta a actual problemática dos animais errantes, particularmente ao nível das consequências da sua reprodução descontrolada, foi decidido pela Câmara de Olhão promover a campanha de esterilização de felinos errantes. Foi a primeira iniciativa do género realizada no concelho e decorreu nos meses de outubro e de novembro.

- Publicidade -

A campanha contou com o envolvimento da LOAA (Liga Olhanense dos Amigos dos Animais) e da ADAPO (Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão), que foi responsável por identificar e seleccionar as colónias de felinos a intervir e por coordenar as recolhas dos mesmos. Através dos contactos estabelecidos pelo Câmara Municipal, a campanha contou também com a colaboração de várias estruturas médico-veterinárias privadas que exercem a sua actividade no concelho, através da colaboração dos clínicos e assegurando o material cirúrgico necessário.

Os bons resultados obtidos levam os serviços veterinários da autarquia olhanense a pensar já em novas acções deste tipo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.