Campus da Penha recebe congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais

Ao longo dos dois dias, serão realizadas palestras e sessões temáticas

ouvir notícia

A “Cidadania Digital e Culturas do Contemporâneo” é o tema do II Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza a 27 e 28 de abril, em Faro, comunicou esta semana a organização do encontro.

A RNEC tem como parceiros na organização da iniciativa o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (UAlg), estando o encontro marcado para o Complexo Pedagógico do campus da Penha, em Faro, precisou a organização.

O congresso tem como objetivo potenciar a discussão sobre a cidadania digital e as culturas do contemporâneo”, adiantou o CIAC num comunicado, frisando que outra das metas da organização é “afirmar a vitalidade da área dos estudos culturais” nas áreas do ensino e da investigação.

- Publicidade -

A mesma fonte salientou que o congresso vai abrir o “diálogo e dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos nos diferentes centros de investigação e universidades”, tanto nacionais como internacionais, e procura “promover o desenvolvimento de parcerias e redes de ensino e investigação”.

Entre os participantes internacionais vão estar João Massarolo, da Universidade Federal de São Carlos, no Brasil, María Amor Pérez Rodriguez e Ignacio Aguaded, ambos da Universidade de Huelva, em Espanha, e Marco Solaroli, da Universidade de Bolonha, em Itália, destacou a organização.

Os oradores Ana Cristina Mendes, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Moisés de Lemos Martins, da Universidade Lusófona, e Maria Manuel Baptista, da Universidade de Aveiro, também vão dirigir-se ao congresso, acrescentou o CIAC.

Os investigadores do CIAC Ana Clara Santos, Ana Isabel Soares, Gabriela Borges, María Botana Vilar, Mirian Tavares, Juliana Wexel, Olivia Novoa Fernández, Patrícia Dourado, Rosimária Sapucaia, Sílvia Viegas, Sandra Côrtes-Moreira e João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha também vão participar.

A organização do congresso explicou que a RNEC “articula nove instituições portuguesas de investigação e docência de nível superior” que trabalham para o “desenvolvimento de ações de investigação, inovação, formação e difusão dos estudos culturais”.

O trabalho da RNEC destina-se também a “promover a estruturação do campo dos estudos culturais e estimular a cooperação nacional, de forma a conferir maior robustez à produção científica na área”.

“Pretende-se, com esta iniciativa, que os estudos culturais praticados nas universidades portuguesas sejam, cada vez mais, uma referência dentro e fora do país”, acrescentou o CIAC.

O congresso começa às 09h00 de dia 27, com uma mesa de abertura que contará com a participação da comissão organizadora, do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, e do vice-reitor para a Investigação e Cultura da Universidade do Algarve, Nuno Bicho, segundo o programa divulgado.

Ao longo dos dois dias, serão realizadas palestras e sessões temáticas que se debruçam sobre os estudos culturais e a cidadania digital, enquanto o encerramento do encontro está previsto para as 18h00 de dia 28, com a presidente da RNEC, Maria Manuel Baptista, e a coordenadora do II Congresso RNEC, Gabriela Borges.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.