Candidaturas ao programa ‘RecolhaBio’ abertas até ao final do mês

A AMAL assinou, com o Fundo Ambiental, um protocolo de colaboração no valor de 919.783,20 euros, que permitirá aprovar e acompanhar a execução de candidaturas a serem submetidas pelos municípios, para o financiamento de projetos que visem o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem de resíduos, em particular dos biorresíduos

ouvir notícia

A submissão das candidaturas, permitidas aos municípios, empresas municipais e intermunicipais, decorre até ao próximo dia 31 de outubro e pode ser feita através do site do Fundo Ambiental.

A taxa de apoio é de 100%, incidindo sobre as despesas elegíveis, sendo que os investimentos deverão estar concluídos até final de outubro de 2023, segundo a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

O protocolo, agora celebrado, visa “regular os termos e condições, de natureza técnica e financeira, da colaboração entre o Fundo e a Comunidade Intermunicipal do Algarve, no âmbito do Programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”.

- Publicidade -

De acordo com a AMAL, pretende-se que, no final, os municípios possam “demonstrar o aumento que este apoio proporcionou na recolha de biorresíduos e/ou no aumento das quantidades de resíduos recolhidos de forma seletiva”.

Associado ao protocolo, foi publicado o regulamento que estabelece as condições das candidaturas, que visem financiar projetos já realizados, a realizar ou a decorrer, e que garantam “um contributo positivo para o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem dos resíduos, com particular ênfase nos biorresíduos, promovendo, assim, a redução da deposição de resíduos em aterro”.

O regulamento prevê, em concreto, o financiamento de projetos ou de iniciativas que incidam no aumento da capacidade dos municípios para assegurar a recolha seletiva de resíduos urbanos, em particular dos biorresíduos, devendo incluir a infraestruturação e a aquisição de equipamentos associados a esse serviço e, simultaneamente, a sensibilização dos utilizadores para melhorar as suas práticas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.