Castro Marim: Azinhal ganha novo espaço cultural

ouvir notícia

Jorge Martins, António Baltazar e Francisco Amaral descerraram a placa durante a cerimónia de inauguração

A Associação Recreativa e Cultural “Azinhal” (ARCA) inaugurou a sua sede social na última semana, numa cerimónia bastante participada, que contou com a presença de sócios e dirigentes da agremiação, assim como do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e do presidente da Junta de Freguesia, António Baltazar Martins.

O presidente da direção, Jorge Martins, falou da importância da inauguração da nova sede, enquanto “espaço de união e coesão da comunidade do Azinhal”, mas também como “meio privilegiado da promoção da cultura e do desporto no nordeste algarvio”.

Tudo começou há 18 anos, quando os jovens da terra quiseram realizar um torneio de futebol e perceberam a necessidade de criar uma associação que pudesse responder aos sonhos e desejos dos jovens da aldeia. “A sede que inauguramos traz-nos responsabilidades acrescidas. Queremos dar corpo a um plano de atividades ambicioso, no qual acreditamos poder contar com os sócios e a população para dar vida e dinamismo ao Azinhal. Gostaria ainda de sublinhar o apoio da Câmara Municipal, que foi decisivo para a aquisição do imóvel, o mesmo é dizer para a concretização de um sonho, que a todos nos irradia de felicidade”, disse.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim deu os parabéns à direção da ARCA pela inauguração da sede social e pelo trabalho realizado em prol da juventude do Azinhal.

“Sei bem o que é lutar pelo associativismo e o que é estar à frente de uma associação, muitas vezes com a incompreensão dos outros. Há vinte anos, no concelho de Alcoutim, sem apoios institucionais, fui eu que realizei os primeiros torneios de futebol e a Feira de Artesanato. Esta é uma obra invejável. Um espaço muito digno que, decerto, vai ajudar os jovens da freguesia, contribuindo para o desenvolvimento do Azinhal e estimular a criação de emprego. A ARCA, tal como todas as associações locais poderão sempre contar com o apoio da câmara municipal, pois só numa comunhão de esforços poderemos ter um associativismo mais forte e um concelho mais solidário”, referiu Francisco Amaral.

A sede social da ARCA custou 75 mil euros, sendo que 75% do investimento total é financiado pelo programa comunitário PRODER e os restantes 25% pela Câmara Municipal de Castro Marim.

O equipamento está instalado numa antiga casa da aldeia do Azinhal, um dos mais belos exemplares da arquitetura popular, que foi recuperada e adaptada às necessidades da associação, integrando diversos espaços como o espaço “Conhecimentos”, dedicado à informação e ao conhecimento, que inclui internet, biblioteca e escola de saberes; o espaço “Culturas”, que dispõe de um pequeno auditório, tendo em vista uma nova oferta cultural na freguesia (debates, workshops, cinema, concertos, teatro, seminários); uma área de exposições ligadas ao mundo rural e a criação de um Centro de artes e ofícios, onde se pretende que os artesãos possam transmitir os saberes tradicionais aos mais novos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.