Castro Marim: “Tampos de Latas de Conserva”, uma exposição da história da indústria conserveira

ouvir notícia

José Alexandre Pires (esq.) com o diretor regional de Agricultura e Pescas e o presidente da câmara municipal de Castro Marim

A feira “Terra de Maio” que decorreu no último fim de semana no Azinhal, Castro Marim, recebeu a exposição “Tampos de Latas de Conserva”, uma coleção de José Alexandre Pires, que reuniu em 18 quadros um vasto espólio de latas de conserva das mais variadas partes do mundo.

José Alexandre Pires especializou-se como técnico de conservas de peixe no Instituto Científico das Pescas em Marrocos e, mais tarde, foi nomeado para Paris em cargo semelhante. A independência de Marrocos (1956) fê-lo regressar a Portugal, onde passou a ser representante de várias empresas industriais do respetivo ramo. Especialista nas técnicas de conservação, nomeadamente o enlatamento do peixe a cru, quer em Portugal, quer no estrangeiro, dedicou-se também ao ensino e fez palestras.

A exposição é complementada pelo DVD “Recordar faz Viver”, um retrato do percurso de vida de José Alexandre Pires e, paralelamente, das características da indústria conserveira pelo mundo.

- Publicidade -

Esta exposição surgiu no âmbito das atividades desenvolvidas na Eurocidade do Guadiana e estará patente na Casa de Odeleite até ao final do mês de maio.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.