Centro de Meios Aéreos de São Brás de Alportel oficialmente inaugurado pelo MAI

Espaço vista capacitar o sistema para a melhoria do primeiro ataque a incêndios

ouvir notícia

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visitou o Centro de Meios Aéreos de São Brás de Alportel e o Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel no dia 14 de junho, onde acompanhou o DECIR.

A visita, realizada no âmbito do Roteiro ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2023, contou com a participação do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o brigadeiro-general José Duarte da Costa, e do vogal do Conselho Executivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Pedro Miguel Silva, entre um conjunto de representantes das forças e serviços de segurança, entidades regionais e nacionais envolvidas naquele Dispositivo.

Este foi o momento escolhido para que o ministro da Administração Interna pudesse ver o Centro de Meios Aéreos de São Brás de Alportel, que iniciou funções a 17 de maio e contando a partir de 1 de junho com dois helicópteros em permanência e prontidão.

- Publicidade -

Momentos após a assinatura do protocolo entre as três entidades, foi possível assistir a uma ocorrência real, que é bem exemplo do que ocorre diariamente, com levantamento de uma das aeronaves em resposta a um aviso de incêndio, felizmente com pronta resolução e breve regresso da mesma ao heliporto.

Em resposta a um desafio lançado pelo Comando Regional da Proteção Civil e no âmbito da missão prioritária de prevenção e combate a incêndios rurais, o município de São Brás de Alportel, em parceria com o Comando Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e com o apoio do IMT procedeu às necessárias intervenções, num curto período de tempo, para dotar o espaço do Parque de Manobras daquele Instituto com as condições necessárias para acolher o novo Centro de Meios Aéreos de São Brás de Alportel.

“Um investimento da autarquia são-brasense só possível pelo empenho e profissionalismo das equipas de colaboradores do município e com a colaboração entre entidades, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, o Clube de Caça “Os vizinhos dos Machados” e o município de Loulé”, refere a autarquia em comunicado.

“São Brás de Alportel dispõe agora de um centro operacional de importância estratégica na região, essencial para fazer face às necessidades decorrentes do combate aos incêndios rurais e à projeção de forças e meios de apoio”, prossegue a nota.

“O que estamos aqui a fazer hoje é a abertura de um Centro de Meios Aéreos tendo em vista capacitar o sistema para a melhoria do primeiro ataque a incêndios“, destacou o ministro José Luís Carneiro na sua intervenção.

A visita integrou o roteiro que está a percorrer o país com vista a perceber a capacidade de intervenção e prevenção instalada assim como as dificuldades sentidas no terreno pelos agentes de proteção civil.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.