CHUA tem projeto inovador de apoio a pessoas ostomizadas

Este projeto começou por dois centros comerciais no norte do país

ouvir notícia

A equipa do Centro de Referência do Cancro do Reto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) está a desenvolver e a implementar um projeto pioneiro e inovador em Portugal para melhorar a qualidade de vida das pessoas ostomizadas, anunciou a entidade.

Este projeto começou por dois centros comerciais no norte do país, com a criação e adaptação de instalações sanitárias já existentes para a utilização por parte de pessoas ostomizadas.

O coordenador do centro, Edgar Amorim, refere que a ostomia “por ser desconhecida, ou não visível, é ignorada ou menosprezada, não havendo qualquer mobilização para normalizar o dia-a-dia destas pessoas”.

- Publicidade -

“Na nossa opinião a criação ou adaptação de espaços de instalações sanitárias já existentes (por exemplo, instalações sanitárias de mobilidade condicionada) à utilização por ostomizados pode ser a chave para aumentar a sensação de bem-estar e a reabilitação dos ostomizados na sociedade”, acrescenta o médico.

O CHUA participa neste projeto através do “aconselhamento técnico das necessidades que os doentes portadores de ostomia apresentam”, com “profissionais altamente qualificados e consultas especializadas que permitem todo o acompanhamento e orientação destes utentes”.

Este centro tem como ambição fazer com que o projeto tenha projeção nacional e está prevista a sua expansão a São Miguel, Viana do Castelo e Guimarães, depois do Arrábida e Maia Shopping.

“A ideia é alargar o projeto de forma gradual a todas as casas de banho dos centros comerciais da Sonae Sierra e ao mesmo tempo desenvolver parcerias com entidades públicas (autarquias) ou outros grupos privados”, explica.

No Algarve, o centro encontra-se em negociações com a Câmara Municipal de Portimão, com o objetivo de criar a primeira casa de banho pública adaptada ao doente portador de estoma.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.