CHUA vai ter laboratório e produzir próteses para utentes

Este projeto pioneiro vai permitir ao CHUA a produção interna de próteses, ortóteses e outras técnicas

ouvir notícia

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai ter um novo Laboratório de Ortoprotesia para produzir próteses e ortóteses, anunciou a administração.

Este projeto pioneiro vai permitir ao CHUA a produção interna de próteses, ortóteses e outras técnicas que serão posteriormente disponibilizadas de forma “mais célere e eficaz” aos utentes, segundo o comunicado.

Esta nova valência é uma colaboração entre o CHUA e a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, cujo protocolo foi assinado na quinta-feira, dia 11 de agosto.

- Publicidade -

“É uma iniciativa que vai fazer com que o CHUA seja o primeiro centro hospitalar com este tipo de oferta. Podemos fazer aqui as próteses para os nossos doentes e termos a primeira resposta, quase imediata e feita à medida das suas necessidades. É uma melhoria na qualidade, uma forma de economia circular porque acabamos por rentabilizar aquilo que temos e que nos vão entregando e assim podemos reutilizar, sendo mais céleres nesse apoio”, explica a presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Varges Gomes.

O diretor da ESSUAlg, Luís Ribeiro, refere que “no âmbito da ortoprotesia a ESSUAlg promoveu nos últimos anos a oferta formativa da licenciatura em ortoprotesia. Há um conjunto de diplomados no terreno, há know-how científico por parte de docentes que a universidade tem e esta colaboração resultará na melhoria da prestação de cuidados de saúde no âmbito do desenvolvimento de ortóteses e próteses para os pacientes do CHUA. Uma mais-valia já que face aos hospitais pelo país fora, este será o primeiro a ter esta valência e a proporcionar isso aos utilizadores do SNS na região do Algarve. Por outro lado, com a academia associada ao CHUA, poderemos também promover o desenvolvimento do conhecimento nesta área”.

O atendimento, conceção e produção das próteses, ajudas técnicas e a resposta aos utentes passará a ser prestado nas instalações do Laboratório de Ortoprotesia já a partir de setembro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.