CIA colocou em risco organização humanitária

ouvir notícia

Funcionários da Save the Children tiveram de ser retirados do Paquistão após avisos de que a sua segurança estaria ameaçada.

As suspeitas geradas pela falsa campanha de vacinação promovida pela CIA no Paquistão para descobrir o paradeiro de Bin Laden comprometeu a ação das organizações de auxílio humanitário, com os receios pela segurança dos seus funcionários a crescerem após uma das maiores organizações do género ter evacuado o seu pessoal, segundo notícia o “The Guardian “.

A organização Save the Children teve de retirar oito funcionários do Paquistão, em julho, após ter recebido avisos das autoridades norte-americanas no consulado de Peshawar. Dois funcionários locais foram também retirados para hotéis de cinco estrelas de Islamahad.

- Publicidade -

Autoridades ocidentais e paquistanesas indicam que os funcionários da Save the Children poderiam ser intercetados por serviços secretos do país devido a alegadas ligações a Shakil Afridi, o médico paquistanês que colaborou com a falsa campanha de vacinação promovida pela CIA.

A organização nega, contudo, qualquer ligação ao médico em causa. “Dr. Afridi nunca trabalhou para a Save the Children e as suas alegadas atividades nunca tiveram qualquer ligação connosco”, referiu ao “The Guardian” Ishbel Matheson, porta-voz da organização em Londres.

A origem da suspeita

A origem da suspeita poderá estar relacionada com o facto de Afridi ter participado em duas ações de formação promovidas pela Save the Children em 2008 e 2010. Segundo a porta-voz da organização, a participação de Afridi ocorreu por ter sido nomeado pelo ministro da Saúde paquistanês.

Este dado poderá ter levado a colocar a organização sob suspeita. Segundo um funcionário da Save the Children, as suspeitas podem ter sido acentuadas por Afridi ter dito à sua mulher que se encontrava a colaborar com a organização, quando, na realidade, se encontrava a levar a cabo a falsa ação promovida pela CIA.

A Save the Children tem dois mil funcionários no Paquistão e deu assistência a 7 milhões de pessoas em 2010, metade das quais vítimas de cheias.

Após os alertas quanto à segurança dos seus funcionários, a Save the Children teve de diminuir e mesmo suspender algumas das suas ações, com os seus funcionários a terem que ser retirados do Paquistão.

Assegurar a credibilidade da organização

Diplomatas norte-americanos e britânicos intercederam então junto dos serviços de informação paquistaneses, no sentido de assegurar a credibilidade da organização. Em meados de agosto, após terem recebido garantias dos serviços paquistaneses, os funcionários da Save the Children puderam regressar.

Funcionários de diversas organizações humanitárias têm expressado a sua revolta pela ação da CIA ter colocado em risco a sua credibilidade e segurança.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.