Cineteatro Louletano abre 2024 com Lura, Albano Jerónimo e dose dupla de Teatro do Eléctrico

ouvir notícia

O Cineteatro Louletano começa o ano de 2024 com um programa repleto de propostas que abarcam diversas disciplinas artísticas, desde a música ao teatro, do cinema à dança.

A 12 de janeiro, sexta-feira, às 21h00, o Cineteatro Louletano leva à cena uma coprodução que envolve Loulé, através do CTL, o Centro Cultural Vila Flor, de Guimarães, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a Culturgest e a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Trata-se de “O Meu Amigo H”, peça a partir do texto de Yukio Mishima, adaptada por Albano Jerónimo, Cláudia Lucas Chéu e Ricardo Braun e que conta com Albano Jerónimo num dos papéis.

No dia seguinte, sábado, 13 de janeiro, também às 21h00, sobe ao palco uma das cantoras cabo-verdianas mais requisitadas da atualidade: Lura.

- Publicidade -

A 19 de janeiro, o Teatro do Eléctrico apresenta “Definitivamente as Bahamas”, peça com encenação de Ricardo Neves-Neves. A peça terá quatro sessões: dias 19 e 20 às 21h00 e dia 21 às 17h00 e às 21h00.

A 20 de janeiro um regresso, o de “Menina do Mar”, do Teatro do Eléctrico. A peça, que foi um sucesso na sua primeira vinda a Loulé em 2019, tem várias sessões para escolas, a 18 e 19 de janeiro, e duas sessões para famílias, no dia 20, às 11h00 e às 16h00, no Cineteatro Louletano.

No dia 20 há “Concerto Crescendo” no Auditório do Solar da Música Nova, agora no horário da manhã, às 11h30. O ciclo “Crescendo” acontece nos terceiros sábados de cada mês pelo Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, numa forma regular e espontânea de mostrar o trabalho de alunos e professores.  Os “Crescendo” são gratuitos e abertos às famílias e ao público em geral.

Também no dia 20, chega o cinema. Arranca em Loulé a Algarve Film Week, promovida pelo Loulé Film Office (LFO) e que este ano integra a 10.ª edição da Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social – evento também organizado pelo LFO. A Algarve Film Week tem, como habitualmente, múltiplas iniciativas para além da exibição de filmes, sejam eles curtas ou longas-metragens. Nesta semana dedicada à sétima arte há masterclasses, workshops, encontros entre agentes da indústria cinematográfica e ainda os já habituais prémios Cinetendinha. A Algarve Film Week arranca a 20 e passa pelo Cineteatro Louletano entre os dias 24 e 27 de janeiro.

No dia 28, o Cineteatro Louletano assinala uma vez mais a tradição e recebe o tradicional “Encontro de Janeiras e Charolas”, organizado pela Associação Grupo Amigos de Loulé. 

O mês termina com dança, numa peça dirigida especialmente aos alunos das escolas de Loulé. “50 vezes 25_Coeficiente de Liberdade” é uma peça dirigida por Solange Melo e Fernando Duarte que aborda e (re)pensa as comemorações de Abril: “50 vezes celebrado. 50 vezes repetido. 50 vezes um 25 diferente. Como olhar 50 vezes para o mesmo acontecimento? Como encontro a diferença na repetição? Qual o grau de liberdade nesta repetição da diferença?” –  uma intérprete dá corpo à procura destas respostas onde se encadeiam histórias e diferentes olhares. É no dia 31, às 10h30, no Cineteatro Louletano, para escolas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.