Clube da bancarrota: Portugal desce para 6º lugar

ouvir notícia

Apesar do risco de default estar superior ao de ontem, Portugal desceu um lugar no “clube” dos dez de maior risco no mundo, porque a situação da Argentina se agravou. Juros mantêm-se acima de 7% na dívida a dez anos.

Portugal desceu para 6º lugar, sendo “ultrapassado” pela Argentina no ranking dos 10 países com situações de risco de default mais graves, segundo o monitor da CMA DataVision.

O sobe e desce entre Portugal e a Argentina ocorre há já algum tempo, devido à proximidade do nível de avaliação do risco, ainda que sejam situações distintas. Apesar desta descida, o nível de risco aumentou para mais de 33%, um valor superior ao do fecho de ontem.

Na frente dos juros da dívida no mercado secundário, as yields (juros implícitos) nas Obrigações do Tesouro (OT) portuguesas a cinco anos continuam acima de 6,4% (ainda que abaixo do máximo no fecho de ontem de 6,42%) e no caso das OT a dez anos continuam a variar dentro do patamar dos 7%, entre um mínimo de 7,06% e um máximo de 7,18%. De momento estão em 7,08%, segundo dados da Bloomberg.

- Publicidade -

No campo do risco de default, a atenção hoje está concentrada no Egito, cujo risco subiu acima de 24%, tendo o país subido para o 9º lugar no referido ranking de dez países.

Jorge Nascimento Rodrigues/ Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.