S.B de Messines celebra aniversário de João de Deus

ouvir notícia

O 194.º aniversário do nascimento do poeta João de Deus será comemorado nos dias 8 e 9 de março, em S. B. de Messines.

No dia municipal João de Deus, 8 de março, iniciam-se as atividades pelas 10h, com um momento evocativo, onde, para além das intervenções protocolares, será feita a deposição de uma coroa de flores, junto ao monumento a João de Deus, momento que reunirá também os alunos do Jardim Escola João de Deus.

As comemorações prosseguem durante o período da tarde com a cerimónia de entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus 2023 | Literatura Infantil e Juvenil, a Nuno Matos Valente, autor da obra “O Segredo da Lagoa Escura”. A iniciativa terá lugar às 15h, no Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines) e contará com a participação dos alunos da escola E. B. 2,3 João de Deus e da Orquestra Orff do Jardim Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines.

- Publicidade -

O último momento da tarde está marcado para as 18h, no mesmo local, e é dedicado à vida de João de Deus. Escrito por José Alberto Quaresma, em resultado de uma parceria com o município de Silves, e sob edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, o livro “João de Deus – Vida”, é apresentado em grande estreia, pelo Professor Doutor José António Gomes.

O primeiro dia das Comemorações, culminará com a primeira de duas sessões do Jazz nas Adegas, pelas 21h, com o grupo “The Pocket Band”, que recordará os serões de João de Deus na Herdade do Barranco do Vale.

No dia 9 realizar-se-á, pelas 17h, a segunda sessão do Jazz nas Adegas, na Herdade Barranco do Vale e as comemorações de 2024 fecham com o concerto de Mundo Segundo, integrado na rúbrica Lado B, pelas 21h30, no Auditório Francisco Vargas Mogo.

Este programa de iniciativas, promovido pelo município de Silves, tem como objetivo promover sinergias, visando a criação de uma programação cultural diversificada e inovadora, destinada a todos os púbicos, que permita destacar esta eminente figura da história das artes e das letras nacionais, segundo a organização.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.