Conferência revela a alimentação em Loulé no Período Medieval

ouvir notícia

Arquivo Municipal de Loulé

A alimentação em Loulé no Período Medieval vai estar em destaque este sábado, a partir das 15h00, no arquivo municipal daquela cidade através de uma conferência que estará a cargo da investigadora Luísa Martins.

A partir das atas de vereação de Câmara do Concelho de Loulé (1384-1488), a investigadora procura interpretar um conjunto de dados que ajude a esclarecer os hábitos alimentares da população louletana naquele período.

Outro dos objetivos é contribuir para a redução do desconhecimento generalizado sobre a alimentação das populações algarvias, não obstante alguns estudos publicados, e clarificar se o modelo alimentar predominante terá sido o que se considera atualmente como “dieta mediterrânica”, na qual o consumo da carne é praticamente ausente, ou se este alimento detinha lugar importante no quotidiano alimentar das populações.

- Publicidade -

Compreender a importância dos alimentos no quadro da economia e da sociedade no seu contexto cultural e religioso, e ainda, na política de gestão pública de um município é também um dos principais vetores deste trabalho.

Luísa Fernanda Guerreiro Martins doutorou-se em História (estudos africanos e da presença portuguesa em África). Atualmente exerce funções de coordenação da Equipa de Projeto de Intervenção Cultural e Promoção da Cidadania na Câmara Municipal de Loulé. É investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

No âmbito da pós-graduação em História Regional e Local, dos mestrados em História da Expansão e dos Descobrimentos e de História da Alimentação, desenvolve investigação sobre património e história local portuguesa. Participa em colóquios nacionais e internacionais nas áreas de formação académica, colabora com instituições universitárias e apresenta artigos em revistas e edições online. Está a preparar a publicação de alguns textos resultantes dos trabalhos académicos desenvolvidos anteriormente.

Para além da promoção do Arquivo Municipal de Loulé e sua documentação, esta iniciativa pretende dinamizar a exposição “Loulé, 630 Anos de Poder Local”, bem como esclarecer os hábitos alimentares da população louletana no Período Medieval. A entrada é livre.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.