Confraria do Atum celebra uma década de capítulos

ouvir notícia

Será na semana de 17 a 25 de fevereiro que a Confraria do Atum irá presentear Vila Real de Santo António com uma vasta programação que visa festejar os seu décimo aniversário.

O programa da Terra do Atum engloba um conjunto de quatro iniciativas: feira de comidas e mostras, momento cultural do atum,  debate sobre o mesmo e toda a sua história, produção e gastronomia e, por fim, o 10.º capítulo, com entronização da Confraria do Atum.

Fazendo uma viagem no tempo, foi em 1993 que surgiu em Faro uma associação de nome ANAVREAL, originária de Vila Real de Santo António. Esta manteve durante dez anos a organização de convívios regulares, nos quais o prato confecionado era sempre com base no atum. Entretanto, no verão de 2008, um grupo de vilarrealenses e tavirenses, entre os quais alguns fundadores da ANAVREAL, idealizaram a criação da Confraria.

- Publicidade -

Segundo o responsável, António Cabrita, é uma entidade atuante e dinâmica, com visibilidade em Portugal, na Espanha e na Bélgica. Conta com 120 confrades efetivos, 17 fundadores, 2 noviços e 20 confrades de honra.

Atualmente, a confraria está a desenvolver uma parceria com a Escola de Hotelaria de VRSA e na qual pretende demonstrar empenho e motivação, pois colaborará na produção da carta gastronómica do Baixo Guadiana.

Em declarações ao Jornal do Algarve, António Cabrita afirma que as expectativas estão muito elevadas face às edições anteriores, pois “contamos com participantes importantes”. Entre eles encontram-se as Conservas Ramirez, as Conservas Ficolumé, as Pescas Pelágicas, Terras de Sal, Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, Associação Lais de Guia, Coração da Cidade, Cantinho do Marquês e Restaurante Joaquim Gomes.

“Vamos entronizar sete confrades de honra, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o antigo euro deputado José Mendes Bota”, adianta António Cabrita.

Segundo aquele responsável, será feita uma homenagem ao autor do hino da Confraria do Atum, Carlos Escobar, recentemente falecido.

Na noite cultural, conta-se com a participação do Grupo transfronteiriço “Poetas do Guadiana”, e atuação da cantora Susana Travassos com o músico André Ramos.

António Cabrita pronuncia também a vontade de se dedicar, o mais rapidamente possível, ao planeamento da próxima edição, pois “é a razão da nossa força e o que nos move. Sobretudo o capítulo, o qual nos permite renovar na continuidade os nossos membros com a entrada de novos confrades”, finaliza.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.