Congresso na UAlg marca início da estratégia de internacionalização da Universidade Europeia dos Mares

ouvir notícia

A Universidade do Algarve (UAlg) acolhe, no dia 12 de janeiro (sexta-feira), no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas, um congresso internacional que marcará o início da estratégia extraterritorial da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), que pretende transformar o consórcio europeu numa parceria global, salientando a sua a importância para o planeta e para um futuro mais sustentável.

Para alcançar esse objetivo, será assinada uma Declaração Global (Global Gateway Declaration) pelos representantes das universidades da Aliança SEA-EU, bem como pelos seus parceiros estratégicos, académicos e não académicos. Esta declaração traduz-se num compromisso conjunto para enfrentar os desafios globais que contribuam para a sustentabilidade, tais como a migração, o equilíbrio entre os géneros e a ciência aberta, centrando-se, simultaneamente, na neutralidade climática, na transição para energias limpas, na indústria, agricultura e mobilidade sustentáveis. Além disso, como resultado do Congresso SEA-UE, “os parceiros externos ficarão melhor preparados para dar prioridade à proteção da biodiversidade, especialmente marinha, ao potencial da economia do mar para a produção sustentável de alimentos e ao bem-estar dos cidadãos nas zonas costeiras”, refere a Academia em comunicado.

Neste evento serão apresentadas, pormenorizadamente, as conclusões da SEA-EU 1.0 e serão revelados os planos para a SEA-EU-2.0. Serão também evidenciados os resultados do Fórum de Futuros Líderes, que decorreu em Nápoles, em outubro de 2023, com especial incidência na perspetiva da Geração Z.

- Publicidade -

Esta iniciativa de impacto internacional reunirá na UAlg reitores, vice-reitores e os principais representantes das restantes universidades da Aliança e das suas universidades parceiras, bem como parceiros externos associados, provenientes da Europa e de várias partes do mundo.

A sessão de encerramento, marcada para as 18h30, será presidida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Para celebrar a Universidade Europeia dos Mares, às 20h30, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, realiza-se o “Concerto Orquestral dos Mares” pela Orquestra do Algarve. O concerto traz ao Algarve o maestro Pablo Urbina para um regresso à Orquestra, onde já provou o seu valor artístico. O concerto é de entrada livre, mas sujeita à lotação da sala.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.