Constelação de satélites do Galileo batizada por crianças europeias

ouvir notícia

A Comissão Europeia (C.E.) está a desafiar as crianças dos Estados-Membros a concorrerem num concurso de desenho que tem como tema o espaço ou a aeronáutica. O concurso é dirigido a crianças com idades compreendidas entre os nove e os 11 anos e os vencedores vão poder batizar os satélites que forem lançados através do programa Galileo até 2019.

De acordo com as informações divulgadas, a 20 de outubro deste ano, vão ser lançados dois satélites que se chamam, Thijs e Natalia. Estes são os nomes dos jovens vencedores de um concurso semelhante que decorreu na Bélgica e na Bulgária no início deste ano. A iniciativa é agora alargada a toda a União Europeia.
O vice-presidente da C.E. e comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, António Tajani falou sobre este projeto: “Com a navegação por satélite, a exploração do espaço e a observação espacial, o tema do espaço reveste uma importância crescente para os cidadãos e para o nosso futuro económico. Gostaríamos de incentivar a criatividade das crianças e vê-las apaixonarem-se pelo espaço e as suas oportunidades a partir de uma idade jovem. Recompensamos esta criatividade oferecendo uma oportunidade única a 27 crianças: darem o seu nome a um satélite”.
O concurso foi lançado hoje, dia 1 de setembro, e termina a 15 de novembro, altura em que todos os trabalhos concorrentes passarão à fase de avaliação.
A organização explica que os desenhos podem ser digitalizados através de scanner ou de fotografia digital e depois devem ser carregados no sítio web do concurso: http://www.galileocontest.eu/pt/competition.
Em cada país, um júri nacional selecionará o melhor desenho e o vencedor terá o seu nome atribuído a um dos satélites da constelação Galileo. Os lançamentos dos satélites realizar-se-ão regularmente a partir de 2012, até que a totalidade da constelação esteja completa (deve contar 30 satélites). A ordem em que os nomes das crianças serão dados aos satélites é determinada pela ordem alfabética dos Estados-Membros na sua língua nacional.
O programa Galileo é o projeto europeu no domínio da navegação por satélite. Cria um sistema mundial de navegação por satélite semelhante ao GPS. Dada a importância cada vez maior das aplicações de navegação por satélite, tanto para as empresas como para os cidadãos, o projeto Galileo assegurará a independência da Europa neste importante domínio, garantindo a disponibilidade dessas aplicações.
Prevê-se que o Galileo contribua com 90 mil milhões de euros para a economia europeia ao longo de um período de 20 anos, sob a forma de receitas adicionais para a indústria e de benefícios públicos e sociais, sem contar com a vantagem da independência.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.