Creche com serviço de “luxo” inaugurada em bairro social

ouvir notícia

A nova creche do bairro social da Cruz da Parteira, na cidade de Portimão, vai acolher 33 crianças de famílias desfavorecidas. O equipamento, que foi inaugurado sexta-feira pela ministra Helena André, oferece os melhores serviços aos mais novos numa altura em que a crise aperta e as famílias enfrentam muitas dificuldades.

 

A passada sexta-feira foi dia de festa no bairro social Cruz da Parteira, na cidade de Portimão, onde foi inaugurada uma nova creche com capacidade para 33 crianças, com idades compreendidas entre os quatro meses e os três anos.

- Publicidade -

O novo espaço resulta de um investimento do Grupo de Apoio a Toxicodependentes de Portimão (GRATO) que custou cerca de 380 mil euros, comparticipados parcialmente pelo Instituto da Segurança Social, Câmara de Portimão, diversas empresas locais e alguns particulares.

“O nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças, facilitando de igual modo a vida familiar das famílias mais desfavorecidas”, avançou ao JA a presidente do GRATO.

Segundo Maria Júlia Travessa, as instalações agora inauguradas na Cruz da Parteira estão perfeitamente adequadas ao total conforto dos mais novos. Nesta creche moderna e bem equipada, as crianças têm garantida alimentação, atividades educativas e lúdicas, assim como um parque infantil para brincarem em segurança.

“Este é um equipamento que fazia muita falta nesta zona, pois muitos pais optam por não matricular as suas crianças neste tipo de estabelecimentos por motivos de ordem financeira”, frisou a responsável da GRATO, uma associação que nasceu em 1995 para prestar serviços à comunidade na área da toxicodependência, mas que, atualmente, alargou os serviços à comunidade desfavorecida e excluída socialmente.

“O GRATO é hoje uma porta aberta para todos aqueles que precisam de ajuda aos níveis pessoal, social e profissional”, esclareceu a presidente.

“Nunca tinha visto uma crise assim!”

Assim, a nova creche Jardim do Sol tem também como objetivo “melhorar as precárias condições de vida dos mais desfavorecidos”, nomeadamente das crianças e pais mais carenciados do município portimonense.

“Está a aumentar exponencialmente o número de pais que não conseguem pagar as mensalidades das creches e se veem em grandes dificuldades para cuidar dos filhos”, referiu Maria Júlia Travessa, sublinhando que “nunca tinha visto uma crise assim”, com efeitos devastadores na vida de muitas famílias algarvias.

“Sentimos que a situação é muito difícil devido à quantidade de pessoas que nos procura em busca de alimentos e apoio. Ultimamente, aparecem pessoas que tinham uma vida muito estável, mas que caíram no desemprego de um dia para o outro. São pessoas que batem à nossa porta fora de horas, porque sentem vergonha de estar a pedir ajuda. É uma situação desesperante”, realçou.

Neste cenário de crise sem fim à vista, a presidente do GRATO destacou que “a nova creche do bairro social da Cruz da Parteira vai permitir que as famílias mais pobres possam proporcionar às crianças o direito à educação e à integração social”. “É mais um passo para valorizar a magia do sonho e temperar a vida de quem mais precisa”, sublinhou Maria Júlia Travessa.

Sinal positivo

O presidente da câmara de Portimão recordou que a Cruz da Parteira é “um local com características especiais” que já foi alvo, no final dos anos 90, de um projeto de luta contra a pobreza. “É uma zona que se tentou humanizar”, disse Manuel da Luz, acrescentando que a inauguração da creche “é mais um sinal positivo para as pessoas que vivem neste bairro social”.

Por seu lado, a ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, explicou que a creche Jardim do Sol integra o projeto de alargamento da rede de equipamentos sociais, “estando previstos ou em construção mais de 600 projetos deste tipo em todo o país, que vão desde creches a lares de idosos e centros de dia”.

“O objetivo é apoiar as famílias e os cidadãos mais frágeis, quer seja pela sua idade ou pela sua condição social. E aliamos este objetivo social com a qualidade das instalações e dos serviços prestados aos beneficiários destes equipamentos”, sustentou a ministra.

Helena André realçou ainda o facto de esta nova creche ter criado mais 12 postos de trabalho em “tempos de crise”.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.