Cross Internacional das Amendoeiras em Flor recebe atletas de todo o mundo

O Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é o 4º Cross mais antigo a integrar o Circuito WA

ouvir notícia

A 47ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor reuniu, no dia 25 de fevereiro, na pista de cross das Açoteias, os melhores atletas do mundo. A prova contou com a participação de 106 equipas, 93 clubes de 22 países e mais de 420 atletas nas várias categorias em competição.

O evento integra o Circuito Mundial de Cross da World Athletics – Gold Level. Decorreu em simultâneo com a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato e incluiu o Campeonato Regional de Corta-Mato e o Interassociações Jovem de Corta-Mato.

O espanhol Thierry Ndikumwenayo, da Playas Castellon, sagrou-se vencedor da prova principal, em seniores masculinos. Oscar Chelimo, do Uganda, da equipa Atletica Noceto conquistou o segundo lugar, e Rodrigue Kwizera, também do Uganda, da equipa Playas Castellon, a terceira posição do pódio. O melhor português na prova foi Edson Barros, do Sport Lisboa e Benfica que ficou classificado em 13.º lugar.

- Publicidade -

Quanto à equipa sénior feminina, Linika Amebaw, Etiópia, da equipa Playas Castellon, foi a grande vencedora. A atleta do Burundi Francine Niyomukunzi, da Cus Pro Patria e a Asmarech Anley, Etiópia, da equipa Braga, ocuparam, respetivamente, os restantes lugares do pódio. Mariana Machado (filha de Albertina Machado) foi a melhor portuguesa em prova, tendo cortado a meta na sexta posição.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinhou que o evento se trata de
“uma mais-valia para o concelho, uma vez que a prova é transmitida para toda a Europa e outras partes do mundo, constituindo uma excelente oportunidade de promoção para Albufeira”. “Ao realizar-se durante a época baixa, o evento ajuda a diminuir a sazonalidade e a promover o turismo ao longo de todo o ano“, acrescenta.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com a responsabilidade do pelouro do Desporto, realça que “esta é mais uma linha escrita no propósito de sermos a Cidade Europeia do Desporto em 2026, a que somamos outras centenas de linhas, na elaboração de um dossier completo, com mais de 100 páginas e mais de 300 eventos desportivos organizados durante o ano, o qual iremos apresentar no próximo mês de março”.

A 47ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é uma organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Albufeira. Conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.