Deputados socialistas preocupados com acesso aos cuidados de saúde no Algarve

ouvir notícia

.

“A situação da saúde no Algarve merece uma profunda preocupação e uma nova estratégia política para ultrapassar os constrangimentos que dificultam o acesso da população aos cuidados de saúde.” A conclusão é dos deputados socialistas que integraram uma delegação da Comissão de Saúde, que durante dois dias visitou diversos serviços e reuniu com várias entidades do setor da saúde na região do Algarve.

Luísa Salgueiro, Ivo Oliveira, Sandra Cardoso, Miguel Freitas e Agostinho Santa concluíram também que “o principal fator de inquietação é a falta de recursos humanos, principalmente médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos”.

A título de exemplo, na especialidade de medicina geral e familiar, os deputados verificaram que houve uma redução de 26 médicos entre 2011 e o momento atual, tendo passado de 199 para 173 profissionais.

- Publicidade -

“Apesar dos concursos que foram sendo abertos, não foi possível fixar médicos e outros profissionais na região, o que leva a situações de difícil gestão e prejuízo para os utentes”, alertam.

De acordo com os dados apurados, verifica-se que, na região, cerca de 30% dos utentes não têm médico de família atribuído (150 mil pessoas), não existem cuidados de saúde mental capazes e é frequente o recurso a contratos de emprego e inserção para satisfazer necessidades permanentes dos serviços.

Por outro lado, salientam os socialistas, os indicadores de produção do Centro Hospitalar do Algarve revelam, na generalidade, uma quebra de produção tendo havido redução do número de consultas e de primeiras consultas. O total de intervenções cirúrgicas apresenta uma redução de cerca de 34% entre 2010 (21.342) e 2014 (14.037).

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.