Dia do Município: Loulé vai distinguir entidades e personalidades ligadas ao 25 de Abril

ouvir notícia

.

O Município de Loulé celebra esta quinta-feira, 29 de maio, mais um aniversário e, para assinalar o momento, a câmara municipal promove a Cerimónia dos Agraciados. No ano em que o país comemora o 40.º aniversário do 25 de Abril, serão atribuídas medalhas de Mérito Municipal a personalidades e entidades que tiveram relevância política e social no contexto da Revolução dos Cravos.

Assim, este momento constituirá o reconhecimento público de “todos aqueles que, a seguir àquela gloriosa data, asseguraram o exercício das funções públicas à frente da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, em liberdade e por vontade popular”, explica a autarquia.

A Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro será atribuída à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loulé, que exerceu funções imediatamente após o 25 de Abril de 1974, e aos elementos que dela faziam parte: João Barros Madeira (presidente), Francisco Manuel Bota Inês, José Cabrita Cortes, João dos Santos Simões, Bruno Adílio Coelho, António Maria Andrade de Sousa (recebe uma Menção Honrosa, a título póstumo, visto já ter sido Agraciado pelo Município, em 1996, com o Grau Ouro), Celestino Pedro Correia Bota, José Manuel Ascensão de Sousa Martins e Joaquim da Silva.

- Publicidade -

A Comisssão Administrativa das Juntas de Freguesia no pós-25 de Abril será distinguida com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, bem como os homens que presidiram a cada uma das freguesias: Manuel dos Santos Vaquinhas (Almancil), Analide Martins Lourenço (Alte), Abílio Antunes Mártires (Ameixial), Fernando José Barriga Vieira (Boliqueime), Daniel Guerreiro João (Quarteira), Joaquim Santa Rita (Querença), Manuel Dourado Martins de Sousa Eusébio (Salir), José António dos Santos (S. Clemente) e José Gonçalves Grosso (S. Sebastião).

Está ainda prevista a atribuição de um louvor público à Associação 25 de Abril, “representativa dos militares de Abril”, uma vez que esta instituição já foi distinguida, em 1999, com uma Medalha de Honra do Município de Loulé.

Refira-se que, uma vez que esta é uma iniciativa bienal, que decorreu pela última vez no ano transato, a edilidade decidiu, a título excecional, levar a cabo este ano a Cerimónia dos Agraciados já que se assinala “uma data marcante da História de Portugal”, os 40 anos da Revolução do 25 de Abril, efeméride que está a ser assinalada no Concelho de Loulé por um “conjunto de iniciativas de elevado significado, promovidas por uma Comissão Cívica Municipal”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.