Dia Mundial da Saúde Mental assinalado em Loulé por alunos e profissionais

Os trabalhos encerraram com a metodologia ‘World Café’, na qual os participantes puderam refletir e dar o seu contributo para a definição de eventuais procedimentos a adotar numa situação de crise, em contexto escolar

ouvir notícia

O auditório da Escola Secundária de Loulé recebeu, no dia 10 de outubro, um evento comemorativo do Dia Mundial da Saúde Mental, organizado pelo Grupo Ciranda e que teve o apoio do município.

O Grupo Ciranda, constituído por psicólogos das escolas, dos serviços de saúde e da Câmara, tem como filosofia desenvolver um plano de trabalho assente numa rede dinâmica, que vise a articulação inter-serviços nos três setores, no âmbito da saúde mental e intervenção psicoeducativa no concelho de Loulé, criando sinergias e potenciando saberes.

Numa sessão que contou com a participação de 70 profissionais de diferentes áreas, com destaque para a saúde, a abertura dos trabalhos esteve a cargo de Sónia Coelho, membro do Ciranda, da vice-presidente da Autarquia, Ana Machado, da diretora da Escola Secundária de Loulé, Renata Afonso, da representante da ACES Algarve Central, Paula Simãozinho, e de Carla Fernandes, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

- Publicidade -

Seguiu-se a apresentação do painel “Saúde Mental Infantojuvenil: saúde e educação”, moderado por Carla Fernandes do Grupo Ciranda, no qual participou Maria Esteves da DGEstE Algarve, Ilza Martins da área da saúde, e Alberto Guerreiro, psicólogo da autarquia de Loulé. Numa reflexão conjunta, foi considerado o panorama da saúde mental das crianças e jovens do concelho de Loulé, tendo em conta o passado, o presente o futuro.

Os trabalhos encerraram com a metodologia ‘World Café’, na qual os participantes puderam refletir e dar o seu contributo para a definição de eventuais procedimentos a adotar numa situação de crise, em contexto escolar.

Com esta dinâmica, a autarquia teve como objetivo contribuir para o trabalho que a equipa do Ciranda tem vindo a desenvolver, no âmbito da criação de um modelo de atuação com linhas orientadoras para a intervenção, em situações de crise, especificamente no âmbito escolar.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Secundária de Loulé sob a temática da saúde mental.

Na área da saúde, acompanharam esta sessão enfermeiros da equipa de saúde escolar, equipa responsável pela consulta médica do adolescente, Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil de Loulé, ELI Loulé – Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, do Núcleo de Apoio à Criança e Jovem em Risco de Loulé, Equipa de Prevenção da Violência dos Adultos e da consulta de Psicologia do Adolescente e do Adulto.

Da parte da educação, estiveram presentes psicólogos das escolas, assistentes sociais e de intervenção comunitária, elementos das equipas da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, professores coordenadores de promoção e educação para a saúde e diretores das escolas.

Juntaram-se ainda a esta iniciativa, por parte da autarquia, psicólogos do Programa de Apoio à Psicologia Escolar, da Unidade Operacional de Promoção da Saúde e da Unidade Operacional dos Direitos Sociais e ainda representantes da Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Loulé.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.