Dias Medievais regressaram com milhares de pessoas

Foi certamente um dos eventos que marcou o verão algarvio deste ano, com multidões em direção à vila de Castro Marim, pretendendo voltar atrás no tempo, visitar o Castelo e o Forte

ouvir notícia

Os Dias Medievais de Castro Marim regressaram entre os dias 24 e 28 de agosto, com milhares de pessoas a percorrerem as ruas da vila algarvia que voltou à época dos reis, das rainhas, dos príncipes e das princesas. Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, os algarvios e os turistas nacionais e estrangeiros não quiseram ficar de fora deste evento que, cada vez mais, marca o verão do sul de Portugal.

Foi certamente um dos eventos que marcou o verão algarvio deste ano, com multidões em direção à vila de Castro Marim, pretendendo voltar atrás no tempo, visitar o Castelo e o Forte.

Logo no primeiro dia, a 24 de agosto, sentia-se no ar a ansiedade pelo o início dos Dias Medievais e do seu famoso e habitual desfile, que mais uma vez fez as delícias dos seus visitantes, com centenas de figurantes, locais e não só, bem caracterizados e com interação com o público, de todas as idades.

- Publicidade -

Todas as classes sociais da época medieval são representadas no desfile, desde a corte real com a participação do presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e Filomena Sintra, até ao povo mais humilde, do campo.

As figuras mitológicas da altura também não são esquecidas, tal como os animais e todos os povos que passaram por Castro Marim, como foi o caso dos árabes, cujo acampamento ficou localizado este ano no Forte de S. Sebastião.

Este acampamento do sheik F’ Al Káyd era composto por uma tenda feita em pêlo de dromedário e cabra, decorada tradicionalmente, com a participação de pajem, guardas, músicos, bailarina, falcoeiro e dromedários.

Neste local era ainda possível apreciar a recriação histórica do quotidiano de uma guarnição militar e civil do século XVII, exposições e demonstrações de esgrima e equitação.

Nas ruas por onde passa o desfile está localizado o mercado medieval. Cada expositor pode ser considerado uma experiência para o visitante, fazendo-o sempre regressar à época medieval através do olhar, do cheiro ou do sabor.

Espadas e escudos de madeira, especiarias de todo o mundo, cristais de todas as formas, produtos de origem árabe e leituras de tarot são alguns dos produtos e experiências que podem ser usufruídos nas artérias da vila de Castro Marim, além da gastronomia.

A área da restauração dos Dias Medievais de Castro Marim é muito apreciada, com destaque para a cerveja artesanal local, a sangria de diversos sabores, os crepes, kebabs e pão de alho com queijo amanteigado.

Já dentro do Castelo, uma das experiências mais originais decorre durante o jantar: o banquete medieval. Trata-se de um jantar inspirado na época medieval, à luz das tochas e ao som da guitarra clássica, que apenas pode ser usufruída por quem fez reserva previamente.

No entanto, o Castelo é outro mundo para apreciar. A sua escuridão leva-nos diretamente para a época medieval, com grupos de teatro, música e dança a levar animação a todos os espaços, tal como acontece nas ruas da vila fora das muralhas.

Outro dos pontos altos dentro do Castelo é o torneio de cavalos, tal como vemos nos filmes, o espetáculo de fogo e as representações de artes e ofícios da época que podem ser encontradas por todos os recantos como os artesãos, oleiros, marceneiros, tecelãos, almocreve, tosador, rendas, cestaria fina, empreita, vitivinicultores, ferreiros, cordoeiros, tanoeiros, latoeiros, sapateiros, cerieiros, barbeiros, cesteiros, calceteiros, telheiros e pedreiros.

As crianças também não ficaram de fora desta iniciativa, pois a programação dos Dias Medievais incluía ainda o acampamento dos petizes, oficinas, jogos, carroceis e contadores de histórias.

O dia de 24 de agosto foi o melhor dia de abertura do evento desde sempre, segundo a organização, contando com a presença de personalidades como o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário e do presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes.

Para quem gosta da série “Game Of Thrones”, visitou Castro Marim por estes dias e assistiu à tão esperada estreia de “House Of Dragon”, os Dias Medievais foram um regresso ao passado no tempo certo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.