Dilma quer ampliar relação comercial e investimento com Portugal

ouvir notícia

.

A Presidente do Brasil reuniu-se em Belém com Cavaco Silva e deixou uma nota de um “propósito comum”: mudar o “patamar” das relações entre os dois países.

A visita de Dilma Rousseff a Portugal é a “demonstração da vontade e do interesse para passar para um patamar ainda mais elevado das relações de amizade, das relações económicas e culturais, nas relações de todos os domínios dos nossos países”, afirmou Cavaco Silva ontem à tarde no Palácio de Belém.

A Presidente brasileira agradeceu a presença no Dia de Portugal e num momento em que se encerra o ano do “Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil” e que demonstraram “quão fortes são os nosso vínculos “, bem como a “capacidade e criatividade na produção cultural e em todas as outras áreas”.

- Publicidade -

“Esta iniciativa só fez reforçar o nosso propósito comum, de ampliar e fortalecer cada vez mais as nossas relações”, frisou Dilma Rousseff após o encontro que durou cerca de uma hora.

O chefe de Estado português fez questão de sublinhar que o Brasil é “estratégico para as nossas empresas”, expressando o desejo de que mais empresas olhem para as “potencialidades” no nosso país.

Dilma tocou no tema da crise – o Brasil “olha com preocupação” para o momento económico que a Europa atravessa, para a situação social e desemprego” -, e acenou à determinação de Cavaco Silva. “Temos todo o interesse de ampliar a relação comercial e os investimentos recíprocos com Portugal”.

“Estamos a celebrar um outro patamar desse relacionamento”, garantiu, destacando a presença da Embraer em Portugal, bem como os investimentos da Galp na exploração petrolífera na região do pré-sal no Brasil, e ainda os protocolos firmados na área da ciência. Mas sobre a eventual entrada de capitais brasileiros na privatização da TAP ou dos CTT nem uma palavra.

Esta é a segunda visita oficial de Dilma Rousseff a Portugal.

Raquel Pinto (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.