Dois detidos em Berlim por suspeitas de ligação ao Estado Islâmico

ouvir notícia

.

A polícia alemã deteve esta madrugada dois cidadãos turcos suspeitos de estarem ligados ao auto-proclamado Estado Islâmico (ISIS), uma organização terrorista cujo objetivo declarado é a criação de um estado islâmico em áreas sunitas do Iraque e da Síria. Os dois homens, de 41 e 43 anos, estariam, alegadamente, a recrutar combatentes e a angariar fundos e equipamento para o grupo que opera na Síria. São ainda suspeitos de estarem a preparar um atentado na Síria, mas a polícia revelou que não teriam planos para uma ação similar em solo alemão. Três outros homens são também suspeitos de estarem ligados ao mesmo ataque.

O líder do grupo foi identificado como Ismet D., de 41 anos, que se auto-proclamou Emir – ou comandante – de um grupo maioritariamente constituído por turcos e cidadão russos procedentes da Chechénia. Dava-lhes aulas de religião, promovendo a sua radicalização e preparando-os “para a guerra santa contra os infiéis” na Síria. O outro detido, Emin F., é suspeito de organizar a angariação de fundos para o grupo terrorista.

Os dois homens foram detidos esta madrugada durante uma série de raides a 11 residências na capital alemã, a maioria nos bairros de Moabit e Wedding, ambos com uma larga população muçulmana. Envolveram 250 polícias e são o resultado de uma investigação que durava há meses a um pequeno grupo de extremistas baseado em Berlim.

- Publicidade -

Na noite de ontem, a polícia alemã deteve também em Wolfsburgo, no norte do país, um cidadão germânico de origem tunisina, suspeito de pertencer ao Estado Islâmico. Terá recebido formação militar na Síria entre maio e agosto de 2014.

As duas operações na Alemanha surgem menos de um dia depois da polícia belga ter morto dois alegados jiadistas e ter detido outro homem no leste do país. O grupo estaria na iminência de realizar um ataque terrorista em Bruxelas.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.