Draghi insiste com Marcelo na necessidade de flexibilização do mercado de trabalho

ouvir notícia

.

“A melhoria do funcionamento do mercado de trabalho mantém-se como um elemento chave (…) para assegurar uma rápida adaptação aos choques ou perante mudanças estruturais. Esta área permanece um importante desafio para Portugal”, afirmou o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, falando esta quinta-feira no Conselho de Estado como convidado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Após ter elogiado os “notáveis e necessários” esforços de Portugal nesse sentido – considerando que “o crescimento do emprego flutuante em 2014 sugere que as reformas do mercado de trabalho estão a tornar a economia mais adaptável” – Draghi disse que são precisas mais medidas.

Considerando que os elevados níveis de desemprego estrutural são um dos grandes problemas de países como Portugal – onde “um terço da força de trabalho jovem está sem emprego” – defendeu que é preciso que se tomem medidas urgentes para “evitar a criação de uma geração perdida”.

- Publicidade -

As medidas do BCE estão a contribuir para uma recuperação do crescimento sustentável da economia, mas precisam de ser acompanhados por “esforços concertados em termos de políticas económicas e fiscais”, referiu Draghi, saudando os “compromisso das autoridades portuguesas na preparação de medidas adicionais que poderão ser implementadas em caso de necessidade no futuro”.

No seu entender, a economia portuguesa está a crescer ao mesmo ritmo que a da zona euro, mas os sinais de recuperação não devem levar-nos a crer que podemos “descansar”.

Alexandre Costa (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.