DRCAlg apresenta atividades no âmbito do projeto Magallanes_ICC

Este é um projeto de cooperação transfronteiriça

ouvir notícia

A equipa do Magallanes_ICC, liderada pela Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), dinamiza a primeira sessão presencial da componente do projeto, com a sua apresentação à comunidade agendada para o próximo dia 04 de julho, segunda-feira, entre as 17:30 e as 19h:30, na Junta de Freguesia de Monchique. A participação na é gratuita.

Este é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador.

A Direção Regional de Cultura encontra-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”.

- Publicidade -

O objetivo é promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários.

Ainda na mesma semana, terá início o Ciclo de Encontros de História, com a conferência de Valdemar Coutinho, intitulada “Fortes e Fortalezas do Barlavento Algarvio ao Tempo dos Descobrimentos”, a realizar em Vila do Bispo, a 08 de julho, entre as 17:30 e 19:30.

Regressa-se a Monchique no dia 22 de julho, no mesmo horário, para uma conferência da responsabilidade de Filipe Castro, subordinada ao tema “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”. Após cada uma das conferências do Ciclo Encontros de História terá lugar uma sessão de design territorial com a comunidade criativa, onde se trabalhará o mesmo tema, mas sob uma diferente abordagem.

Para o desenvolvimento deste projeto reúne-se uma equipa multidisciplinar, composta por especialistas de diversas áreas, sob a coordenação de Rui Manuel Loureiro, na área de investigação histórica e de Susana Calado Martins, no que se refere à componente de ligação à comunidade e agentes culturais e criativos.

O projeto Magallanes_ICC é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.