Eleições/Faro: Nove partidos concorrem em círculo que elege nove deputados

O distrito de Faro tem 382.622 eleitores inscritos

ouvir notícia

Nove forças políticas concorrem às eleições legislativas antecipadas de 10 de março pelo círculo de Faro, onde o PS e o Chega repetem as candidaturas de 2022 e a AD aposta em Miguel Pinto Luz.

O social-democrata e vice-presidente do PSD, que encabeça a lista da Aliança Democrática (AD), vai ter como principal opositora a deputada Jamila Madeira, num distrito com 382.622 eleitores inscritos para as legislativas de março, e que vai eleger nove deputados à Assembleia da República.

Nas eleições de 2022 o PS elegeu cinco deputados, o PSD três e o Chega um.

- Publicidade -

Miguel Pinto Luz foi o nome indicado pelo PSD para liderar a lista da coligação que junta o PPD-PSD/CDS-PP/PPM, para tentar melhorar os 24,35% alcançados há dois anos pelo social-democrata Luís Gomes, deputado que suspendeu o mandato em junho de 2023.

O PS mantém Jamila Madeira como cabeça de lista, a deputada de 48 anos que há dois anos conquistou 39,87% dos votos, com o objetivo de manter o partido como a maior força política da região desde 2015.

O Chega, a terceira força política mais votada em 2022, com 12,3%, vai a votos novamente com Pedro Pinto, o líder parlamentar do partido.

Já o Bloco de Esquerda, que em 2022 ficou em quarto lugar e perdeu o único deputado que tinha desde 2009, mantém o economista e eurodeputado José Gusmão como cabeça de lista, na expectativa de melhorar os 5,76% das anteriores eleições.

A CDU (coligação PCP/PEV), quinta força política no distrito (4,81%), volta a apresentar a professora Catarina Marques como primeira candidata na lista.

A Iniciativa Liberal apresenta como novidade Pedro Bettencourt, depois de há dois anos ter tido Cláudia Vasconcelos a liderar a lista, alcançando 4,64% dos votos na região.

Saul Rosa é o primeiro candidato escolhido pelo PAN, depois de em 2022 não ter alcançado com Ana Luísa Simões o objetivo a que se propunha, o de obter um representante pelo distrito, com apenas 2,16% dos votos.

Outra novidade é a do nome de Rodrigo Teixeira como cabeça de lista do Livre, candidato que sucede a Marta Setúbal, que obteve 1,08% há dois anos.

Concorre ainda a estas eleições pelo círculo de Faro, o Volt Portugal (VP), que concorre com Yannick Schad, deixando cair Bruno Assis Ribeiro, candidato que nas legislativas de 2022, no distrito, conquistou 210 votos (0,11%).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.