Elvira Fortunato inaugura obras de requalificação de residência da UAlg

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vem a Faro

ouvir notícia

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vai inaugurar as obras de requalificação da Residência Universitária Lote E, na Rua das Hortências, em Gambelas (Faro), no dia 12 de janeiro, pelas 17h00, avançou a Academia algarvia.

Está ainda prevista a visita a um dos apartamentos da residência e uma possível conversa com alguns estudantes.

Seguidamente, às 18h30, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos (Campus de Gambelas), Elvira Fortunato preside a sessão de encerramento do congresso que marca o início da estratégia de internacionalização da Universidade Europeia dos Mares.

- Publicidade -

Investimento total ronda os 3,5 milhões de euros

Recorde-se que a Universidade do Algarve (UAlg) efetuou um conjunto de reformulações em três residências universitárias, cujo investimento total ronda os 3,5 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 70%.

Além do reforço estrutural, “estas intervenções incidiram, sobretudo, ao nível da segurança contra incêndios, comportamento térmico e aumento da eficiência energética, conciliando os objetivos de uma gestão racional do consumo de energia, de acordo com os princípios de eficiência energética, com a garantia de conforto e salubridade do edifício”, pode ler-se em comunicado.

As instalações sanitárias das três residências também foram contempladas na remodelação. De forma a promover a eficiência hídrica, a UAlg, para além da intervenção em toda a rede de adução de água e rede de drenagem de águas residuais, substituiu os dispositivos de uso de água por outros mais eficientes.

“Todas as intervenções de renovação dos edifícios integram a preocupação de uma adequada preservação e valorização da preexistência, bem como a sua conjugação com a melhoria das condições de bem-estar e qualidade de vida dos residentes. A melhoria da qualidade de vida e da habitabilidade estiveram sempre subjacentes a todas as intervenções, que também tiveram em consideração uma relação custo-benefício, no curto e longo prazo”, destaca a nota.

Em termos de sustentabilidade social, um dos objetivos “é não só promover o respeito pela individualidade de cada residente, mas também a convivência entre si, com a adoção de espaços partilhados, como a existência de sala de convívio, de estudo e sala de refeições, promovendo a vivência em comum”, detalha.

Lançado concurso público internacional para renovação de outra residência

Com vista a continuar a providenciar alojamento de qualidade, a preços acessíveis, garantindo elevados padrões de bem-estar, a Universidade do Algarve lançou recentemente um concurso público internacional para uma empreitada de renovação de mais uma residência universitária, a da Penha, em Faro. O investimento previsto para esta obra é superior a 1,4 milhões de euros.

As intervenções já levadas a cabo incidiram sobre 237 camas e o concurso internacional para a residência da Penha contemplará mais 102 camas. A UAlg pretende continuar a apostar “numa resposta integrada e de longo prazo aos estudantes do ensino superior que se encontram deslocados do local da sua residência”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.