Embaixador do Reino Unido conhece novos projetos para o envelhecimento ativo

ouvir notícia

A localização em Loulé do “quartel-general”, em termos nacionais, do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável, com um novo centro de competências de envelhecimento ativo sediado no concelho, motivou a presença na cidade de Christopher Sainty, embaixador do Reino Unido em Portugal, na quinta-feira, dia 28, no âmbito da passagem daquele representante diplomático pela região.

Um tema comum entre Portugal e o Reino Unido – a aposta na área do envelhecimento ativo e saudável – ganha uma importância cada vez maior nas sociedades ocidentais, numa altura em que a prioridade é “envelhecer bem”.

Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável e diretor do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA), teve a incumbência de apresentar um dos quatro novos centros protocolares do país do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o único dedicado a este setor, sediado em Loulé.

- Publicidade -

Novo centro capacita para o envelhecimento ativo

Este Centro visa “ajudar na definição e na implementação das políticas do envelhecimento, nomeadamente numa área-chave, a da capacitação e da formação dos profissionais que são cuidadores, assim como dos cuidadores informais”, refere a autarquia em comunicado.

O Centro, localizado provisoriamente na Zona Industrial de Loulé, e que o representante britânico teve a oportunidade de visitar, nasce de um acordo entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto da Segurança Social e Algarve Biomedical Center (ABC), e conta com a colaboração da Rede RePEnSA (que junta os centros portugueses que têm reconhecimento europeu na área do envelhecimento).

Futuramente, será construída uma sede, num terreno disponibilizado pelo município de Loulé. Nesse edifício serão coordenadas todas as atividades nacionais e internacionais relacionadas com esta matéria, no âmbito do Plano.

O CCEA implica um investimento “superior a 12 milhões de euros, incluindo mais de seis milhões de euros em instalações e equipamentos para os próximos três anos”, detalha. Está prevista a contratação de “56 recursos humanos” qualificados para desenvolvimento das suas atividades.

Sem querer levantar muito o “véu”, nesta sessão, Nuno Marques deu a conhecer ainda ao embaixador britânico algumas diretrizes contempladas no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável, documento agregador de toda a política nacional e que está em fase final de aprovação em termos legislativos. “Este será, de resto, o primeiro plano a nível europeu com medidas localizadas para esta área”, destaca a autarquia em comunicado.

Quanto a esta ligação próxima entre Portugal e Reino Unido, Nuno Marques acredita que será possível manter uma colaboração e articulação neste setor entre os dois países, até porque há “bons exemplos de um lado e de outro”.

Cimeira consolida “Região Amiga do Envelhecimento

No próximo dia 9 de outubro, Loulé recebe uma cimeira sobre “Cidades e Comunidades Amigas do Envelhecimento”, numa organização da Direção-Geral da Saúde, Câmara Municipal de Loulé e Organização Mundial da Saúde. “A região do Algarve constituiu-se como líder e, nesse sentido, será celebrado um acordo para que esta seja a primeira Região Amiga do Envelhecimento”, avança.  

No primeiro trimestre de 2024, a Embaixada do Reino Unido em Portugal irá apresentar o estudo “Health equals Wealth” (em português, “Saúde é igual a Riqueza), ondes estão plasmados “os desafios e as oportunidades económicas e sociais que o incremento significativo na esperança média de vida nas últimas décadas nos abre”.

“Espero que possamos contar com a ajuda da cidade de Loulé, do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo e do Observatório Nacional do Envelhecimento para aprofundar o diálogo entre os nossos países e promover o envelhecimento saudável das nossas populações”, referiu ainda Christopher Sainty.

O autarca louletano destacou, por fim, o empenho do município em criar as condições para os seus cidadãos nesta matéria do envelhecimento ativo e saudável e do envolvimento em projetos como o Observatório criado em Alte.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.