Enchidos são feitos com gosto e tradição

ouvir notícia

.

O concelho de Monchique orgulha-se das suas tradições… E um dos maiores acontecimentos anuais da serra algarvia está prestes a acontecer. É a Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique, que já vai na sua 20ª edição. De ano para ano, os produtores locais dão a experimentar a milhares de visitantes o verdadeiro gosto da tradição. Os enchidos estão em destaque, mas nesta feira também há espaço para medronho, mel, doces típicos e artesanato.

No primeiro fim de semana de março, o município de Monchique convida todos os visitantes a reviverem as tradições antigas. A Feira dos Enchidos Tradicionais é o único certame deste tipo que se realiza anualmente no sul do país.

Organizada pela câmara local numa tenda instalada no heliporto municipal, conta com mais de meia centena de expositores, muitos dos quais promovem a salsicharia artesanal serrana derivada da carne de porco preto e produzida segundo métodos outrora utilizados nesta região.

- Publicidade -

Os milhares de visitantes que são esperados durante os dias 2 e 3 de março, além dos espetáculos musicais, ranchos folclóricos e artesanato, poderão encontrar de tudo um pouco para comer. O presunto, o chouriço, a morcela, os molhos e as farinheiras estão entre os produtos mais apreciados.

“Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Monchique mantém o seu esforço no sentido da recuperação e promoção das especificidades locais – as tradições, o artesanato e a gastronomia – apostando na promoção de um turismo sustentável em espaço rural”, refere a autarquia, a quem cabe a organização deste evento.

Para além da valorização dos produtos tradicionais, o objetivo também passa por escoar a produção local, proporcionando fontes de rendimento complementares aos pequenos produtores, às associações e aos restaurantes que participam neste certame com vinte anos de história.

Mostra Gastronómica e muita animação

À semelhança da última edição, a feira deste ano inclui uma mostra gastronómica, que vai contar com a participação de vários restaurantes do concelho. A ideia é que os estabelecimentos apresentem entradas e pratos típicos nas suas ementas, à base de carne de porco preto. Entre a assadura, lombo assado, feijão com couve, milhos com feijão ou a simples carne de porco frita com banha (fregeneco), há muito por onde escolher…!

A organização destaca ainda que a feira tem catapultado a fama dos enchidos tradicionais da serra de Monchique pelo mundo fora, sendo hoje em dia uma das principais atividades económicas do município. Ao todo, existem já três fábricas de enchidos tradicionais no concelho (Envagelista Oliveira, Fátima Varela e Idália Duarte) e todos os produtores defendem com garra a qualidade dos seus produtos. “Em Monchique existem diversos produtos genuínos e de qualidade única”, salientam, destacando a famosa carne de porco preto, os doces tradicionais e o medronho. E também o artesanato tradicional da região.

A organização da feira também não tem dúvidas que se trata de um evento fundamental na dinamização do turismo e da economia do concelho. A promoção do porco preto e dos outros produtos típicos da região tem vindo a revelar-se “muito benéfica para a população e produtores”, já que a criação dos animais também deixou de ser apenas para consumo doméstico e passou a servir como complemento económico.

Por tudo isto, os próximos dias 2 e 3 de março prometem ser de festa rija em Monchique, com a realização de uma das principais mostras gastronómicas do Algarve.

Mais de metade dos suínos da região é criada em Monchique

“A suinicultura intensiva de tipo industrial, mas também extensiva de tipo familiar e subsistência, é claramente uma vocação dos produtores de Monchique”, realça a autarquia, frisando que é neste concelho que se criam mais de 50 por cento dos suínos da região.

A mesma fonte adianta ainda que, complementar à produção intensiva de suínos, existe, também em Monchique, “uma importante atividade artesanal de produção de enchidos de muito boa qualidade a partir da criação extensiva do ´Porco Preto da Montanheira´”.

Em relação ao cartaz musical da 20ª Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique, o destaque vai para a atuação de Leandro, no sábado (2), às 21h30, e de Adriana Luz, no dia seguinte, às 19h00.

NC/JA
Foto: João Porfírio
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.