Encontros Nacionais da CCPJ rumam ao Algarve

ouvir notícia

Num período particularmente crítico para o jornalismo e exercício da atividade jornalística, os Encontros Nacionais, organizados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), regressam ao contacto com os jornalistas, estudantes, académicos e consumidores de informação.

No dia 4 de abril, quinta-feira, às 14h30, irá decorrer no Anfiteatro 0.6. da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, em Faro, uma nova sessão que poderá ser acompanhada presencialmente ou à distância.

O evento em Faro surge integrado no âmbito dos Seminários de Ciências da Comunicação promovidos pelas unidades curriculares de Jornalismo e Produção Editorial e Jornalismo e Produção Audiovisual da Licenciatura em Ciências da Comunicação. Conta ainda com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação ao nível da organização e o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  

- Publicidade -

“A época conturbada que atravessa o exercício da atividade jornalística tem-se revelado oportuna para Pensar o jornalismo com os jornalistas. A realidade atual tem demonstrado que são cada vez mais os jornalistas e operadores que têm vindo, por exemplo, a ceder a interesses e a facilitismos. As precárias condições em que os jornalistas têm vindo a exercer a profissão não só se tem revelado difícil para os profissionais no que respeita à sua própria sobrevivência e saúde mental, como poderá colocar em causa a isenção, rigor, independência e credibilidade do jornalismo”, destaca a CCPJ em comunicado.

“Os cidadãos exigem informação ao minuto, ao mesmo tempo que dos jornalistas esperam que cumpram o superior compromisso ético com a verdade. Há muito que todos reivindicam a revisão dos instrumentos legais que regem a atividade jornalística, incluindo as estruturas regulatórias da comunicação social e do jornalismo, no sentido de reforçar a capacidade para salvaguardar a qualidade da informação”, prossegue a nota.

Os diálogos itinerantes promovidos pela CCPJ incluem-se no projeto de descentralização com o qual a CCPJ tem vindo a aproximar a instituição dos jornalistas e do jornalismo que se faz em todo o país.

“A partilha de experiências entre os membros que compõem atualmente os diferentes órgãos desta entidade independente de (co)regulação dos jornalistas, têm-se revelado produtiva. Por um lado, têm-se discutindo as competências e funcionalidades da CCPJ e, por outro, o diálogo e a reflexão sobre o jornalismo atual e o papel dos jornalistas tem permitido recolher ideias para ambicionadas mudanças. Nomeadamente, ao nível de alterações legislativas, comportamentais e de compromisso para com a atividade jornalística”, salienta.

À semelhança das sessões anteriores que já cobriram grande parte do Norte e Centro do território continental e que também já teve lugar no Funchal, o Encontro será dedicado, num primeiro momento, à apresentação da missão da Comissão, “tendo em conta que os jornalistas e o jornalismo são o propósito e a essência da CCPJ”.

Seguir-se-á um debate sobre “o Jornalismo que temos e que jornalismo queremos”. Com os jovens estudantes serão ainda discutidas as questões do acesso à profissão com “os Jornalistas de hoje a caminho do amanhã”.

A CCPJ conta ainda com o apoio Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Portuguesa de Radiodifusão, da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e Sindicato dos Jornalistas na promoção e divulgação dos Encontros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.