Erdogan na presidência da Turquia

ouvir notícia

.

Recep Tayyip Erdogan é o novo Presidente da Turquia e o primeiro a ser eleito por sufrágio popular, sucedendo a Abdullah Gul, que tinha chegado ao cargo pela tradicional eleição pelo Parlamento.

“Quem ganhou hoje não foi Recep Tayyip Erdogan, mas a vontade nacional, a democracia”, afirmou no seu primeiro discurso a centenas de apoiantes.

Da varanda da sede do partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Erdogan falou do fecho de um ciclo e a abertura da caminhada para “uma nova era” de unidade social.

- Publicidade -

No poder desde 2003 e impedido de entrar na corrida por um quarto mandato, o primeiro-ministro era o favorito à vitória deste escrutínio para o qual foram chamados 53 milhões de eleitores em mais de 165 mil assembleias de voto.

De acordo com a agência de notícias turca Anadolu, Erdogan obteve 51,96% dos votos nas primeiras eleições diretas para a Presidência na história do país, pelo que não será necessária uma segunda volta, confirmou a Comissão eleitoral.

Ekmeleddin Ihsanogl foi o segundo mais votado, tendo conseguido 38,33%. O terceiro candidato Selahattin Demirtas não foi além dos 9,71%.

Os resultados oficiais só deverão ser conhecidos esta segunda-feira.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.