Escola de Hotelaria de Portimão promove II Jornada da Sustentabilidade

A manhã começa com um debate sobre os recursos hidrográficos e as suas potencialidades

ouvir notícia

No próximo dia 19 de maio (sexta-feira), nas novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, terá lugar a II Jornada da Sustentabilidade – um evento escolar dedicado às temáticas da sustentabilidade, foi hoje anunciado.

A iniciativa está enquadrado nos valores e desafios lançados pela ABAE– Educação Ambiental para a Sustentabilidade e pelo Programa Educativo da Escola Azul que promove a literacia do oceano junto das futuras gerações.

Com o tema “Mar Nosso”, a II Jornada da Sustentabilidade irá focar os seus trabalhos em torno da temática das bacias hidrográficas, dos seus recursos e da sua influência na cultura local, contando com atores locais, provenientes de diferentes áreas de atuação, mas que dependem do mar para a sua atividade.

- Publicidade -

A manhã começa com um debate sobre os recursos hidrográficos e as suas potencialidades, em que participa Jorge Pedroso, da Coopaqua, cooperativa de produção de peixe em aquacultura, Andreia Romão, da Neptune Search, Associação de Investigação e Defesa do Património Náutico e Subaquático, Marta Costa, do “Sabe a Mar”, iniciativa da Klépierre – Centro Comercial Aqua Portimão, e Júlio Ferreira, presidente da direção e “mestre” da recentemente entronizada Confraria da Sardinha de Portimão.

Após o debate, os alunos irão participar num workshop, dinamizado pela Neptune Search, para aprender a “Salvaguardar o Património Cultural Subaquático”. Estará ainda patente a exposição “Mar Nosso”, na qual os participantes poderão interagir com elementos da arte xávega, da aquacultura e da indústria conserveira.

A finalizar o programa da manhã, terá lugar o 3.º Eco-Concelho da EHT Portimão, para o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo.

Encerrada a II Jornada da Sustentabilidade, irá decorrer o 4.º Eco-trilho da Escola, desta feita no percurso de João d’Arens e das arribas da Praia do Alemão, criado pelos alunos em parceria com A Rocha, organização dedicada à conservação e proteção ambiental, sediada na Mexilhoeira Grande. O objetivo deste trilho será identificar as espécies vegetais endógenas e invasoras, compreender o recuo das arribas e reconhecer os sinais da saúde dos ecossistemas, ao mesmo tempo que recolhem lixo e limpam o percurso.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.