Escola de São Luís obrigada a encerrar devido à greve

Os professores cumprem esta quarta-feira uma greve nacional em protesto contra a alegada falta de investimento do Governo na educação, que entendem estar exposta na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2023

ouvir notícia

A Escola Básica de São Luís, em Faro, era a única fechada no Algarve, devido à greve dos professores, num balanço “muito parcial”, que segundo o Sindicato dos Professores da Zona Sul, aponta para uma adesão de “85-90%”.

“Numa altura em que dispomos de muito poucos dados, a Escola Básica de São Luís, em Faro, é a única que está encerrada quer pela ação dos professores quer pela dos funcionários”, disse às 14:00 desta quarta-feira, dia 2, a coordenadora do Sindicato dos Professores da Zona Sul, Ana Simões.

A sindicalista lamentou que estivesse a receber “poucos dados” sobre a adesão no distrito de Faro à greve dos professores contra a proposta do Orçamento do Estado para 2023, mas adiantou alguns números, “essencialmente de estabelecimentos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo”, que indicam que “a adesão pode rondar os 85-90%”.

- Publicidade -

Segundo a mesma fonte, nas poucas escolas contactadas, a adesão à greve está nos 85-90%, tendo dado como exemplo a EB1 de Brejos, em Albufeira (83%), o Jardim Infância de Ferreiras (83%), a EB1 do Rogil, em Aljezur (100%), a Escola Básica de Castro Marim (100%) e a Escola Básica de Altura, em Castro Marim (85%).

“É muito difícil de fazer um balanço geral sobre uma greve no próprio dia em que se realiza”, disse Ana Simões.

Os professores cumprem esta quarta-feira uma greve nacional em protesto contra a alegada falta de investimento do Governo na educação, que entendem estar exposta na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2023.

As várias estruturas sindicais associadas aos professores e educadores escolheram o dia de hoje para fazer coincidir a greve nacional com a intervenção do ministro da Educação, João Costa, na Assembleia da República, em defesa da proposta orçamental para o setor no próximo ano.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.