Escolas de Olhão recebem autor do livro A Grande Missão

ouvir notícia

Após o lançamento do livro infantil “A Grande Missão – Pode uma abelha salvar o Mundo”, do autor Alexandre Pereira, que decorreu no Dia Mundial do Ambiente, nos Pinheiros de Marim em Olhão, foi a vez do escritor visitar todas as escolas de ensino básico do concelho, levando centenas de alunos numa viagem pelo “magnífico mundo das abelhas” e mostrando ao mesmo tempo como surgiu a ideia de escrever esta aventura.

O livro tem como missão levar ainda mais longe a mensagem da necessidade de preservar e proteger os ecossistemas e todos os seres vivos, foi editado pelo município de Olhão, numa edição especial, com o objetivo de oferecer alguns exemplares a todas as bibliotecas das escolas do primeiro ciclo do.

Alexandre Pereira, olhanense, é engenheiro do Ambiente e um verdadeiro defensor da causa animal, social e ambiental. O escritor do livro refere que foi uma “verdadeira maratona” e que foram visitadas mais de 40 turmas em 5 dias. “No final, o sentimento é de uma enorme gratidão e felicidade, não só por ter sido tão bem recebido em todas as escolas, mas ao mesmo tempo por sentir que a história que escrevi vai sensibilizar milhares de crianças para a importância e necessidade de mudarmos certos comportamentos e atitudes porque a proteção e preservação dos ecossistemas e de todos os seres vivos não é só uma realidade, como também uma prioridade”, afirma o autor.

- Publicidade -

Para Elsa Parreira, vereadora com o pelouro da Educação, “a forte sensibilização da futura geração (crianças e jovens de hoje) é crucial. Embora sejam tomadas imensas medidas sustentáveis, a grande e lamentável verdade é que nós, seres humanos, de um modo geral, somos insustentáveis. É dever dos espaços escolares educar os alunos, nesta importantíssima fase do seu desenvolvimento, para que estes futuros agentes de mudança exerçam a diferença que o planeta efetivamente precisa”.

João Evaristo, vereador com os pelouros da Cultura e Ambiente, destaca que “a excelente aceitação por parte dos alunos comprova o sucesso da estratégia pedagógica levada a cabo, na sensibilização dos mais novos para a importância das abelhas e da necessidade de um comportamento sustentável a bem da preservação da qualidade de vida no nosso planeta”.

“Ao desafiar o Carlos para ilustrar o livro, sabia que as imagens que concebi na minha cabeça, enquanto escrevia a história, seriam transpostas de uma forma formidável e realista para as páginas do livro, e é esta fusão entre a história e os desenhos que tornam esta edição tão única e fascinante”, acrescenta o autor.

Alexandre Pereira termina reforçando que “o planeta enfrenta neste momento desafios ambientais muito significativos como as alterações climáticas e as ameaças à biodiversidade e é importante termos consciência que muitos destes problemas se devem à ação humana. Só com crianças sensibilizadas, jovens conscientes e adultos responsáveis poderemos caminhar para a construção de um futuro mais sustentável e saudável, sempre com a mesma Missão do Alex e da Riscadinha, de que temos o dever de contribuir para salvar o Planeta”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.