Estação Arqueológica do Monte Molião abre portas no dia 24 de agosto

ouvir notícia

Será já no próximo dia 24 de agosto, quinta-feira, entre as 09h00 e as 13h00, que a Estação Arqueológica do Monte Molião, em Lagos, abre as suas portas para dar a conhecer ao público os resultados da campanha de escavações que está a decorrer, informou a autarquia.

Investigadores do Centro de Arqueologia/Uniarq da Universidade de Lisboa estão desde o dia 17 de julho a realizar escavações arqueológicas no Monte Molião. Os trabalhos, que se prolongarão até ao dia 25 de agosto, são integralmente financiados pela Câmara Municipal de Lagos, ao abrigo de um protocolo estabelecido entre este município e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A campanha de escavações no Monte Molião decorre sob a direção científica de Ana M. Arruda e Elisa Sousa, em codireção com a investigadora Margarida Rodrigues, e conta com a colaboração voluntária de estudantes da licenciatura e do mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma equipa que soma um total de 25 pessoas. “Os trabalhos efetuados junto à Rua do Molião têm comprovado o excelente estado de conservação dos espaços domésticos de época romana imperial e dos materiais neles remanescentes”, refere a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

A campanha arqueológica de 2023 continua até 31 de agosto com os trabalhos de levantamento aéreo das estruturas e topografia do cerro sob direção de Juan Blánquez e Lourdes Roldan da Universidade Autónoma de Madrid, ao abrigo de protocolo celebrado entre esta e o município. “A colaboração científica entre a UNIARQ e a UAM contribuirá para a criação do futuro circuito de visita”, avança a autarquia.

Caso tenha interesse em visitar a estação arqueológica no dia 24 de agosto, entre as 09h00 e as 13h00, envie e-mail para [email protected].

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.