Estamos preparados para receber turistas

ouvir notícia

Em entrevista exclusiva, José Apolinário, o coordenador do Governo para a pandemia garante que o Algarve está preparado para a onda turística que se avizinha, mas alerta que não podemos presumir que o vírus já passou, garantindo que ainda há perigo de novo surto e sustenta que o maior perigo é desprezarmos o perigo invisível de um “bicho” mil vezes mais fino do que um cabelo humano. Elogia os agentes públicos da região, a começar pelas autarquias, e faz um balanço positivo da tarefa que empreende desde início de abril, que considera “aliciante” e facilitada pela “mobilização e motivação de todos”

JORNAL do ALGARVE (J.A.)Perante a magreza dos números do covid-19 a que se assiste, no País, mas ainda mais no Algarve, fica-se por vezes com a sensação de que se esperava uma tempestade e veio um aguaceiro. Foi mesmo assim?
JOSÉ APOLINÁRIO NUNES PORTADA
– Quem vai ao mar avia-se em terra e o que aconteceu foi que os autarcas, a Proteção Civil, os serviços de saúde prepararam-se para todos os cenários, inclusive os mais difíceis, porque esse era o contexto internacional em que se vivia. Felizmente as coisas têm estado a correr bem, vamos também aguardar se não haverá uma segunda vaga no outono/inverno. Para já a resposta foi aquela que a situação e o conhecimento das circunstâncias justificavam.


J.A. – Terá sido o verão que fez com que os números caíssem abruptamente? Em Espanha chegámos aos zero mortos quase de repente. Em Portugal estamos no planalto da meia-dúzia…
José Apolinário
– Os médicos epidemiologistas sempre assinalaram que no verão haveria uma diminuição da infeção. Mas não sabemos se virá uma nova vaga, mas manter as estruturas das ZAP [Zonas de Apoio à População], a sensibilização dos cidadãos, uma mobilização de todos face à pandemia, é absolutamente necessário. Estamos a falar de um vírus invisível. Nós temos realizado muitas ações de sensibilização a públicos-alvo. A funcionários das escolas, funcionários das cresces, funcionários dos lares, pescadores, funcionários dos serviços prisionais. Uma das mensagens que passa é que este vírus é invisível. Só é detetável com microscópio eletrónico e tem uma dimensão mil vezes inferior a um cabelo humano. E manter as pessoas despertas para esta realidade, manter procedimentos para que cada um seja um agente de saúde pública é essencial.


J.A. – Face a estes números aquém das expetativas, o que é que se vai fazer a este material a mais? Nomeadamente ventiladores. É que neste momento não temos um único caso de uma pessoa internada em cuidados intensivos na região…
José Apolinário –
Durante muito tempo o alerta eram os ventiladores. Os autarcas agiram de uma forma correta, com apoio técnico, contribuindo para o reforço do número de ventiladores na região, tal como aconteceu a nível nacional. Estamos preparados para ter o número de ventiladores necessários para se e quando forem necessários na região. Em relação ao futuro, se analisará. No limite haverá sempre oportunidade para fazer cooperação e ajudar solidariamente outros países onde o nível da pandemia não está tão controlado como no Algarve.


J.A. – E as empresas que se criaram para o covid? Aqui no Algarve foram criadas 12 empresas para construir material contra o covid. Essas empresas vão ter que se dissolver?
José Apolinário –
Da parte das empresas houve uma grande capacidade empreendedora de adaptação às circunstâncias. Quando se olha para a inovação e se pensa que a partir do Algarve foi possível dinamizar uma zaragatoa em parceria com o Técnico, e nesse momento não havia zaragatoas no mercado, significa que houve capacidade de empreendedorismo, a partir do ABC e da Universidade do Algarve para responder aos desafios da pandemia. As pessoas irão adaptar-se, quer em termos de procedimento quer de produto. Também não podemos chegar a um cenário em que, face a uma pandemia global como esta, todos os equipamentos estratégicos estejam dependentes da aquisição apenas a um país.


J.A. – E essa resposta foi positiva, mesmo a nível nacional?
José Apolinário –
Sim e a prova disso é o número de empresas que estão licenciadas hoje para produzir máscaras, reconhecidas pelo CIPEV.


J.A. – Já há máscaras a mais?
José Apolinário –
Infelizmente estamos perante uma pandemia global e haverá sempre espaço para dinamizar projetos de cooperação, nomeadamente com os PALOP.


J.A. – Foi uma agradável surpresa o facto de se terem feito exaustivamente testes em lares de terceira idade e, tirando um ou outro caso, os testes terem dado massivamente negativo?
José Apolinário –
A mais-valia dos testes foi o facto de se atuar rapidamente em áreas de atividade social que estavam mais expostas. Dos 1465 óbitos registados até hoje, 280 tinham entre 70 e 79 anos e 989 tinham mais de 80 anos. E, portanto, fazer estes testes nos lares e garantir os Equipamentos de Proteção Individual e procedimentos de contingência foi indispensável para controlar a pandemia.


J.A. – Quantos testes foram realizados no Algarve?
José Apolinário –
No Algarve foram realizados 30 mil testes, o que é 7% da população residente, 68,5 habitantes por cada mil. Isto é um ponto superior à média nacional, que já é muito boa.

- Publicidade -


J.A. – Os testes foram uma prova de fogo para o ABC. Como é o balanço que faz do protocolo com o ABC?
José Apolinário –
Há uma equipa muito motivada. Se não fosse a sua capacidade de motivação, empenho e determinação teríamos feito menos testes e haveria menos iniciativas. A equipa do centro académico ABC tem dado um contributo substantivo na luta contra a pandemia no Algarve, Baixo Alentejo e litoral alentejano.


J.A. – Então estão aprovados…?
José Apolinário –
Eles tiveram o mérito de colocar o Algarve num patamar de maior exigência e cooperação nacional e internacional que extravasa os limites da região. É sobretudo um grande desafio para o futuro.

Desde início de abril que José Apolinário coordena as ligações do Governo com a região


J.A. – A nível de informação, continua a haver algumas divergências de informações entre os números apresentados pela DGS e pela ARS/Algarve. Porquê?
José Apolinário –
Por duas razões. Uma é uma questão de registo do sistema. Tem um sistema de introdução dos dados pelos médicos e pelos laboratórios que não são logo registados no plano nacional. Depois às vezes há acertos administrativos, da residência.


J.A. – Porque é que se começou a sonegar informação? Era ótima, davam tudo o que tinham. E de repente deixou de haver relatórios detalhados diários, com muito mais dados do que os relatórios diários da DGS. Os recuperados, os recuperados em cada concelho… esses relatórios continuam a existir, mas só os autarcas e algumas entidades oficiais é que têm acesso a eles. A população não.
José Apolinário –
Não há nenhuma estratégia de sonegação de dados. Por razões de sistematização têm-se dado dados regionais e optámos por fazer uma nota de ponto de situação semanal e há um encontro quinzenal com a comunicação social.


J.A. – Mas, por exemplo, as pessoas querem saber quantos casos estão ativos no seu concelho. Esses dados existem, mas não são divulgados.
José Apolinário –
A DGS dá informação dos casos ativos todos os dias.


J.A. – Mas não sai para a comunicação social.
José Apolinário –
Eles têm publicado no Correio da Manhã, acho eu. Não há nenhuma sonegação, temos feito a informação no quadro regional. O delegado de saúde passa essa informação ao autarca, mas não há nenhuma estratégia.


J.A. – Há um relatório que no canto superior esquerdo diz “relatório confidencial e restrito” e ele não é passado à comunicação social.
José Apolinário –
Temos procurado fazer uma informação semanal e passámos a conferência de Imprensa para 15 dias, porque não havia notícia para tanto. Há toda uma atividade que passa pela atividade dos diferentes autarcas e áreas setoriais e foi nesse sentido. Mas tenho que perceber que papel é esse de que fala. Mas a informação que tem sido passada é tecnicamente correta. Temos procurado uniformizar critérios com a DGS em termos de informação.


J.A. – Neste processo todo como se comportaram as Câmaras Municipais do Algarve?
José Apolinário –
As autarquias estiveram na primeira linha, primeiro com grande entreajuda entre todos os autarcas, muita troca de experiências, muito envolvimento com as estruturas de saúde, Proteção Civil, e com grande sentido de serviço público e proximidade. As autarquias tiveram que tomar decisões difíceis quando não se sabia ainda como a situação evoluiria. A presidente da Câmara de Portimão tomou a decisão de fechar a primeira escola. Em Faro, quando surgiu uma infeção na comunidade nepalesa a câmara tomou a iniciativa para conter a expansão do vírus.


J.A. – Mas não houve nenhum caso de demissão das responsabilidades?
José Apolinário –
Não. Houve total envolvimento de todos os 16 municípios, de todos os autarcas, em espírito de serviço público.


J.A. – No que respeita ao verão algarvio, quais as perspetivas sanitárias e também quanto ao comportamento das pessoas?
José Apolinário –
Houve um esforço da Agência Portuguesa do Ambiente e da Autoridade Marítima e concessionários, autarquias, para preparar a época balnear. As lotações são as que o distanciamento aconselha. A região está preparada para receber os turistas nacionais e estrangeiros. Importa assegurar que fora da praia não haja grandes aglomerações, cada um seja um agente de saúde pública. Que o trabalho câmara a câmara seja feito com muito cuidado, envolvimento, participação e estou confiante.

J.A. – Em termos comportamentais, confia nas pessoas?
José Apolinário –
Não podemos assumir que o vírus já passou. Temos que nos manter despertos, ativos, ser agentes de prevenção. E há uma sensibilização das autarquias, Proteção Civil, forças e serviços de segurança, dos concessionários. Estou confiante.


J.A. – E quanto aos comportamentos até agora?
José Apolinário –
Nesta fase o mais preocupante dos últimos dias foram as festas do desconfinamento. O apelo que fazemos é que as pessoas mantenham um comportamento responsável. O vírus não desapareceu.


J.A. – Qual o balanço que faz desta sua tarefa como coordenador do combate ao vírus? E que tarefa foi essa afinal?
José Apolinário –
O primeiro-ministro entendeu que em cada região-plano deveria existir um membro do Governo encarregado da articulação do Estado com as autarquias e da articulação com os serviços desconcentrados dos diferentes ministérios. É uma tarefa aliciante e eu por mim tenho tido a melhor cooperação de todos os serviços, autarcas e Proteção Civil. Tem sido um trabalho facilitado pela grande mobilização e motivação de todos.


J.A. – Nada foi difícil então nesse trabalho graças à harmonia entre todos?
José Apolinário –
As situações complicadas que tivemos que resolver apenas justificaram a nossa designação. Eu fui designado para resolver problemas. Não foi para fazer notícias. A situação de a pandemia estar controlada no Algarve deve-se ao trabalho de todos. E eu fico muito satisfeito por integrar esta equipa da região que procura atuar de forma coordenada e articulada.


J.A. – Durante este período como é que fez a gestão da Secretaria de Estado das Pescas, de que é titular?
José Apolinário –
A pandemia veio trazer uma novidade para todos e as alterações climáticas agradecem. Muitas reuniões são por teleconferência. Tentei estar no Algarve dois, três dias, fazer muitas reuniões ao fim-de-semana e além disso estar um, dois dias por semana e depois estar em Lisboa e fazer muitas reuniões por teleconferência.


J.A. – E em relação às pescas?
José Apolinário –
Tentei transpor para as pescas algumas das boas práticas que estavam a ser desenvolvidas contra a pandemia. As ações de sensibilização dos pescadores com a Marinha, os testes para os pescadores, os equipamentos de proteção individual…


J.A. – Pensou em corresponder às reivindicações e à proposta no Parlamento de acionar o fundo de garantia durante a pandemia?
José Apolinário –
Nós defendemos a revisão do regulamento comunitário do fundo europeu de assuntos marítimos da pesca, que passou a tornar elegíveis paragens temporárias. Para essas paragens, da frota dos crustáceos, cerco e polivalente, há um total de 7 milhões de euros de apoio público e por outro lado alocámos, através do fundo de compensação, 3 milhões de euros para candidaturas de profissionais da pesca. Portanto, neste momento a nível nacional estão alocados 10 milhões de euros para apoios ao setor da pesca resultantes da redução de atividade decorrente da covid.


J.A. – Para empresas ou assalariados? Não houve fome no setor das pescas durante este período?
José Apolinário –
Empresas e assalariados. O fundo de compensação salarial paga até 70 dias aos pescadores. O Mar 2020 apoia as empresas da pesca e os pescadores até 70 dias. Isto é, criámos um modelo com um apoio até 70 dias para pescadores e também para mariscadores.


J.A. – Em termo sociais, genericamente, isto foi muito duro, não foi? Como foram as respostas?
José Apolinário –
O Governo respondeu em termos de lay-off, está a responder com o plano económico e social. A especificidade da situação do Algarve justifica medidas conjugadas, mas a principal resposta é resultante da abertura da economia ao Turismo e garantir um verão centrada nos turistas nacionais, mas também nos não-nacionais, é a melhor ajuda que se pode dar à região. A outra coisa é manter controlada a pandemia. Manter o Algarve como destino seguro é essencial para a situação social na região.

João Prudêncio

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Ponte Internacional do Guadiana com trânsito condicionado até quinta-feira

O tráfego rodoviário na Ponte Internacional sobre o rio Guadiana vai estar condicionado entre...

Museu de Tavira apresenta atividades durante as férias da Páscoa

O Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria oferece uma experiência "enriquecedora", com a realização...

Mais de 17 mil pessoas visitaram XL Games Portimão

Na abertura da edição do "Março Jovem", no Portimão Arena, mais de 17 mil...

PSP de Faro deteve oito pessoas nas últimas 48 horas

Nas últimas 48 horas, o Comando Distrital da PSP de Faro procedeu a oito...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.