Estrutura do elevador do Peneco é alvo de obras de tratamento e pintura

ouvir notícia

O município de Albufeira assinou, recentemente, o contrato para a empreitada de tratamento e pintura da estrutura do elevador do Peneco. A obra traduz-se num investimento de 66.334,55 euros e consiste no tratamento das partes metálicas que sofrem com a proximidade do mar, informou a autarquia. A obra está já em execução e deverá ser finalizada no mês de fevereiro de 2024.

Inaugurado em 20 de maio de 2009, o Elevador do Peneco “vale pela utilidade que proporciona a quem vive ou está de férias nesta zona de Albufeira e pretende ir à praia, permitindo também o acesso a quem se move em cadeiras de rodas”, recorda em comunicado a autarquia de Albufeira.

A sua utilização é gratuita durante o horário normal de funcionamento, ou seja, diariamente entre as 08h00 e as 21h00 horas, mas pode vir a sofrer períodos de interrupção, decorrentes das obras que estão a ser efetuadas, prevê o município.

- Publicidade -

No Dia do Município de 2022, a 20 de agosto, foram inauguradas as obras de preservação e conservação da Escadaria e Arriba da Praia do Peneco, uma obra que devolveu “a segurança de todos os que frequentam aquela que é uma das praias mais emblemáticas da zona urbana da cidade, contribuindo para a sua valorização paisagística e ambiental” destaca. Na altura, foi salientado pelo vice-presidente, Cristiano Cabrita, que a preservação do elevador seria uma empreitada posterior, o que veio a acontecer com o lançamento do concurso para o efeito logo de seguida. “Temos fomentado uma aposta na manutenção e embelezamento do espaço público, sendo que a frente de mar nos tem merecido uma grande atenção. Nesta medida, estamos igualmente a operar noutros pontos, como é o caso da Esplanada Frutuoso da Silva, onde decorrem trabalhos de embelezamento”, salienta aquele responsável.

“O elevador da Praia do Peneco é utilizado por milhares de pessoas ao longo de todo o ano, pelo que constitui um motivo de uma atenção redobrada. Deste elevador, as vistas são magníficas, vê-se quase toda a costa, e constitui uma experiência que eu diria ser vibrante”, diz o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que apela à compreensão de todos enquanto decorre a obra e que por isso, pode ocasionar alguns períodos de interrupção no funcionamento do elevador. “Esta era uma preocupação nossa, depois da inauguração das obras de conservação da escadaria e da arriba, ou seja, não deixar de fora daquele espaço, que é um dos mais célebres cartazes turísticos de Albufeira, o elevador que estava a necessitar de uma atenção redobrada, na medida em que está sujeito ao desgaste natural dos materiais, dada a sua localização”, conclui o autarca.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.