Estudante americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte

ouvir notícia

.

Otto Warmbier, o estudante americano de 21 anos detido em janeiro na Coreia do Norte, foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados esta quarta-feira de manhã por “crimes contra o Estado” norte-coreano.

Em causa está a tentativa de roubo de um cartaz de propaganda do hermético regime de um hotel da capital, Pyongyang, para onde viajou com um grupo de amigos para a passagem de ano. No final de fevereiro, quase dois meses depois de ter sido detido, Warmbier apareceu na televisão estatal norte-coreana a assumir “o pior erro” que foi ter tentado roubar uma peça de propaganda como “troféu” do Hotel International Yanggakdo.

Não é incomum a Coreia do Norte usar a detenção de cidadãos estrangeiros para exercer pressão sobre os seus adversários, nem tão pouco obrigar os detidos a fazer confissões ensaiadas em que é dada total razão ao regime e onde um ato adolescente como o de roubar um cartaz de um hotel se torna num crime grave, como aconteceu com Warmbier.

- Publicidade -

Stephen Evans, correspondente da BBC na Coreia do Sul, refere, ainda assim, que uma sentença de 15 anos é bastante alta quando comparada com casos semelhantes, possivelmente pelo momento de alta tensão que os EUA e a Coreia do Norte atravessam neste momento.

Joana Azevedo Viana (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.