Falecido escritor José Varzeano tem página na Wikipedia

ouvir notícia

O escritor, investigador e divulgador da História e da Cultura do Nordeste Algarvio António Miguel Ascensão Nunes, mais conhecido como José Varzeano, falecido em maio de 2014, com 76 anos, já tem uma página na Wikipedia, disse ao JA fonte familiar.

José Varzeano foi colaborador do Jornal do Algarve, com artigos sobre o Nordeste Algarvio e Baixo Guadiana.

Nasceu em 1938 na freguesia da Várzea, concelho de Santarém, teve um percurso  profissional como Tesoureiro das Finanças e da Câmara Municipal de Santarém a partir de 1967 e como Tesoureiro das Finanças em Peniche em 1978.

- Publicidade -

Apesar de não ter formação especifica, o gosto pela escrita já vinha da juventude, quando fez parte da redação do Jornal Mural da Associação Académica de Santarém.

Publicou em 1985 a única e notável monografia “Alcoutim Capital do Nordeste Algarvio”, onde descreve “uma vastíssima quantidade de informação até aí dispersa, não conhecida e/ou não classificada, que dividiu em 5 partes: Aspetos Geográficos e Económicos; Dados Históricos e Documentais; Notas Etnográficas e Folclóricas; Alcoutinenses de Destaque; e Roteiro pelo Concelho”.

Divulgou conhecimento das sua pesquisas em Jornais Regionais. Aqui e em todas as futuras publicações passou a usar o nome “José Varzeano” recordando a sua freguesia natal.

– Administrou e foi o principal autor das postagens do blogue – Alcoutim Livre,[1] onde garantiu durante 5 anos, em 80% dos dias, a publicação de textos com temas de história e ciências sociais do concelho.

Administrou e foi o principal autor do blogue – Correio das Lembranças, onde republicava artigos que escrevera para o jornal Correio do Ribatejo.

Publicou obras como “Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio” (subsídios para uma monografia), Edição da Câmara Municipal de Alcoutim, 1985, “Alcoutim, Visto através das Posturas Municipais (1834/1858)”, Edição da Câmara Municipal de Alcoutim, 1989 e “Saúde e Assistência em Alcoutim no séc. XIX”, Edição da Câmara Municipal de Alcoutim,1993.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.