Faro recebe mais de 1.000 jovens peregrinos da JMJ até domingo

Além de Faro, os concelhos de Loulé, Portimão e Tavira recebem jovens peregrinos até domingo

ouvir notícia

A capital algarvia recebe até domingo, nos dias que antecedem o arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais de 1.000 jovens peregrinos de vários países, ao abrigo da iniciativa “Dias na Diocese”, foi anunciado.

Em comunicado, a Câmara de Faro adianta que os jovens estão desde quarta-feira alojados em pavilhões de escolas, sendo hoje sendo recebidos oficialmente no Jardim Manuel Bívar pelo presidente autarquia, Rogério Bacalhau, e pelo bispo do Algarve, Manuel Quintas.

Na sexta-feira, os jovens vão participar numa ação de caráter ambiental que assinalará o Dia Mundial da Conservação da Natureza, na qual cerca de 400 jovens participarão na remoção do chorão de praia na zona da Praia de Faro e outros 400 apanharão beatas de cigarro, nas ruas da cidade.

- Publicidade -

Segundo a autarquia, estas ações terminarão com um encontro no palco da Doca de Faro, ao final da manhã, para sensibilização para os temas ambientais.

A propósito deste evento de caráter mundial, o presidente da Câmara de Faro, citado na nota, salientou a necessidade de os jovens se envolverem no “cuidado da casa comum”, desafiando todos os participantes a terem gestos que demonstrem essa preocupação.

“Como autarca, eu tenho responsabilidades, mas vocês são o futuro e, se não forem arautos desta necessidade, arautos atuantes e assertivos, nada mudará. Por isso, fica o desafio: cuidem da Terra, oprimida e devastada, sem esquecer que ‘nós mesmos somos terra’, tal como diz a Encíclica Laudato Si, escrita pelo Papa Francisco”, sublinhou.

Além de Faro, os concelhos de Loulé, Portimão e Tavira recebem jovens peregrinos até domingo ao abrigo da iniciativa, promovida pelo Comité Organizador Diocesano, que conta com o apoio dos municípios, envolvendo nas quatro cidades algarvias, ao todo, 60 países, dois cardeais, um bispo, 140 padres e 70 consagrados.

Considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, com a presença do Papa Francisco, sendo esperadas mais de um milhão de pessoas.

As principais cerimónias irão decorrer no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.